Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 14º MÁX 21º

'Cartas da Guerra' estreia nos EUA em mostra de cinema europeu

O Filme 'Cartas da Guerra' de Ivo M. Ferreira, que Portugal indicou para os Óscares (Estados Unidos) e Goya (Espanha), estreia hoje nos EUA numa mostra de cinema europeu no Maryland.

'Cartas da Guerra' estreia nos EUA em mostra de cinema europeu
Notícias ao Minuto

20:10 - 02/12/16 por Lusa

Cultura Filmes

O ator Miguel Nunes, protagonista do filme, vai estar presente na sessão organizada pelo Instituto de Filme Americano (AFI, na sigla em inglês), que acontece na cidade de Silverspring, e responder a perguntas dos espectadores.

"Cartas da Guerra" teve estreia mundial em fevereiro, em Berlim, e chegou aos cinemas portugueses a 01 de setembro, tendo sido visto por cerca de 12.000 espectadores, segundo a produtora.

A partir da correspondência entre o escritor António Lobo Antunes e a primeira mulher, Maria José, quando esteve destacado nos anos 1970 em Angola, Ivo M. Ferreira deixa um retrato sobre "a maior tragédia portuguesa do século XX", como contou à agência Lusa.

Apesar de Ivo M. Ferreira ter feito pesquisa e investigação, o mote para o filme foi o livro "D'este viver aqui neste papel descripto", com as cartas organizadas pelas filhas de Lobo Antunes e da mulher. Médico de formação na altura, Lobo Antunes ainda não tinha trinta anos nem tinha publicado qualquer romance.

"Cartas da guerra" foi rodado em Portugal e em Angola, com mais de 40 atores, entre os quais Miguel Nunes, no papel de António, e Margarida Vila-Nova, que representa Maria José e é a leitora das cartas de amor, fio condutor de toda a narrativa do filme.

"Esta é a minha visão, pelos vistos bate certo com a de outras pessoas. Eu estou a falar de uma tragédia humana, dos portugueses, dos angolanos. Estou a falar destas vítimas que foram empurradas brutalmente para uma guerra estúpida e injusta e completamente fora de época", explicou o realizador.

"Cartas da Guerra" concorre ainda uma nomeação para os prémios da Academia Europeia de Cinema e, em 2017, terá estreia comercial garantida em vários países, entre os quais França, Brasil e Holanda.

A cerimónia dos Goya, os prémios da Academia de Cinema de Espanha, decorrerá a 04 de fevereiro, em Madrid, e a dos Óscares está marcada para 26 de fevereiro, em Los Angeles.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório