Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 23º

Cinemateca faz retrospetiva integral da obra de José Fonseca e Costa

A Cinemateca Portuguesa faz este mês uma retrospetiva integral da obra do realizador José Fonseca e Costa - que morreu em 2015 -, que incluirá ficção, séries de televisão e filmes institucionais e publicitários.

Cinemateca faz retrospetiva integral da obra de José Fonseca e Costa
Notícias ao Minuto

18:40 - 02/12/16 por Lusa

Cultura Realizador

No texto que acompanha a divulgação da retrospetiva, a Cinemateca Portuguesa recorda que José Fonseca e Costa partilhou na década de 1960 um espaço de produção com os que fundaram o Cinema Novo português, como Fernando Lopes e Paulo Rocha.

Mas foi na década de 1980, a partir de 'Kilas', que o cineasta "começa a construir uma obra com o objetivo explícito de criar uma comunicação direta, e ampla, com o público português". Terá sido o que "mais declaradamente terá trabalhado para produzir um 'cinema popular'".

A retrospetiva na Cinemateca, em Lisboa, arranca na terça-feira com 'Kilas' (1980), um dos filmes de sucesso do cinema português, com Mário Viegas e Lia Gama.

Até ao dia 30, o ciclo contará com todas as longas-metragens, como 'O recado' (1971), com Maria Cabral, 'Sem sombra de pecado' (1982), com Victoria Abril, 'Balada da praia dos cães' (1986) e 'Axilas', o último filme de José Fonseca e Costa e que teve estreia póstuma.

"Esta é, também, uma retrospetiva que revela as facetas e os interesses multifacetados do autor: entre o cinema, a televisão ou as encomendas institucionais, poucos são os momentos onde não se revelam as entrelinhas do seu fascínio e da crítica ao mundo em que vivemos", sublinha a Cinemateca.

São exemplos disso os filmes 'A metafísica dos chocolates' (1967), "um encontro entre o trabalho da fábrica de chocolates Regina e a poesia de Fernando Pessoa", e 'Música, Moçambique!' (1981), "um retrato da primeira edição do Festival da Canção e da Música Tradicional de Moçambique, poucos anos depois de terminada a Guerra Colonial".

A retrospetiva fecha no dia 30 com os documentários televisivos 'José Fonseca e Costa: A descoberta da vida, da luz... e da liberdade também' (1996), de Diana Andringa, e 'José Fonseca e Costa: A Luz no olhar' (2012), de Paulo Adrião.

José Fonseca e Costa nasceu em 1933 em Caála, Angola, e morreu aos 82 anos a 01 de novembro de 2015.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório