Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 17º

João Marçal vence 2.ª edição Ateliê Júlio Pomar para residência nos EUA

O artista João Marçal é o vencedor da segunda edição da parceria Atelier-Museu Júlio Pomar, para uma residência de três meses na Residency Unlimited (RU), em Nova Iorque, nos Estados Unidos, revelou hoje à agência Lusa fonte da organização.

João Marçal vence 2.ª edição Ateliê Júlio Pomar para residência nos EUA
Notícias ao Minuto

19:32 - 28/11/16 por Lusa

Cultura Museu

A parceria é do Atelier-Museu Júlio Pomar, em conjunto com a Empresa de Gestão de Equipamentos e Animação Cultural (EGEAC) e a Residency Unlimited, que atribui anualmente uma residência a um artista português naquela instituição nova-iorquina.

De acordo com o Atelier-Museu, o artista é proposto e nomeado por um júri independente de reconhecido mérito, este ano composto pelos curadores João Ribas e Miguel Wandschneider e pelo artista André Cepeda, vencedor da primeira edição do prémio.

Em conjunto com o Atelier-Museu, que é tutelado pela EGEAC, foi escolhido, por maioria, João Marçal como residente da segunda edição desta parceria, a qual terá lugar entre março e maio de 2017.

Entre as várias candidaturas apresentadas, na nomeação de João Marçal "foi sublinhado o benefício da contextualização do seu trabalho no meio nova-iorquino, além da expectativa de que uma estadia de três meses em Nova Iorque tenha consequências positivas no próprio desenvolvimento do trabalho de João Marçal".

Além disso, "foi considerado decisivo o momento oportuno em que o artista se encontra, relativamente à sua carreira, para beneficiar do programa e relações de 'networking' providenciadas pela RU -- Residency Unlimited, NY", justifica ainda o júri.

A RU - Residency Unlimited é uma estrutura sediada em Nova Iorque, que opera no campo das artes e que promove o intercâmbio entre profissionais, nacionais e internacionais, através de programas exclusivos de residências.

Indo além do modelo tradicional de Estúdio, a RU cria parcerias estratégicas com instituições colaboradoras para oferecer residências flexíveis e adaptadas às metas e necessidades individuais de cada artista/curador, segundo o ateliê.

O Atelier-Museu Júlio Pomar foi inaugurado em abril de 2013, inserido no conjunto de equipamentos culturais da Câmara Municipal de Lisboa, criado para conservar e divulgar a obra do artista plástico português de 90 anos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório