Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 16º MÁX 26º

Peças vencedoras do Prémio Novos Compositores em estreia

As peças ‘Sobre frutos secos’, de Carlos Filipe Cruz, e ‘Sinfonieta em três andamentos’, de Francisco Chaves, vencedoras do Prémio Novos Compositores, são estreadas na sexta-feira, pela Orquestra Metropolitana de Lisboa (OML), dirigida por Nir Kabaretti.

Peças vencedoras do Prémio Novos Compositores em estreia
Notícias ao Minuto

12:00 - 01/05/13 por Lusa

Cultura Orquestra

As duas peças de compositores portugueses foram as escolhidas entre 11 finalistas e têm estreia absoluta na próxima sexta-feira, a partir das 21h00, num concerto da OML no auditório da Universidade Nova, em Lisboa, em que também serão interpretadas a 100.ª Sinfonia de Joseph Haydn e a ‘Sinfonieta em Homenagem a Haydn’, de Fernando Lopes-Graça.

O maestro israelita Nir Kabaretti, de 68 anos, é, desde 2006, maestro da Sinfónica de Santa Barbara, na Califórnia, colaborando com músicos como o violinista israelo-norte-americano Itzhak Perlman e o pianista chinês Lang Lang.

Em 1993, em Viena, venceu o Forum Junger Kustler Conducting e, no ano seguinte, foi finalista do concurso de maestros de Douai, em França, tendo sido também distinguido pela Fundação Cultural Americano-israelita.

Francisco Chaves, 19 anos, um dos vencedores, começou a tocar guitarra aos onze, no Conservatório Regional do Baixo Alentejo, posteriormente estudou composição com Roberto Perez e frequentou várias masterclasses com, entre outros, Marcin Dylla, Margarita Escarpa, Michalis Kontaxakis, Pedro Rodrigues, António Jorge Gonçalves, Marco Smaili, Denis Azabagic, Carlo Marchione, Luís Clemente, Leo Brouwer e António Pinho Vargas.

O compositor, como guitarrista, arrecadou vários galardões em concursos nacionais.

Natural de Castro Verde, Francisco Chaves alcançou uma Menção Honrosa na 3.ª edição do Prémio de Composição Século XXI -- Gustav Mahler. Actualmente frequenta a licenciatura em guitarra, na Universidade de Évora, sob a orientação de Dejan Ivanovich, e, paralelamente, a licenciatura em composição na mesma universidade, sob a orientação de Christopher Bochmann e Pedro Amaral.

O outro vencedor, Carlos Filipe Cruz, 28 anos, é licenciado em Composição pela Escola Superior de Música de Lisboa (ESML), tendo trabalhado já com Sérgio Azevedo, João Madureira, Carlos Fernandes e Paulo Lourenço.

O compositor foi um dos seleccionados para a Mostra Nacional Jovens Criadores, no ano passado, e obteve uma Menção Honrosa no I Concurso de Composição para Estudantes da ESML, na categoria Música de Câmara, com a obra ‘Aisthesis?’.

No plano internacional participou no NEU/NOW Festival 2011, em Tallín.

Natural de Coimbra, estudou piano com Maria Fernanda Casais e análise e técnicas de composição com Ana Maria Magalhães.

O mote do concurso foi a música de Joseph Haydn, compositor austríaco nascido há 281 anos, em Rohrau. Esta foi uma iniciativa da Metropolitana e do mpmp -- Movimento Patrimonial pela Música Portuguesa, e destinava-se a compositores lusófonos ou residentes em países de língua oficial portuguesa.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório