Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 24º

Museu de Escultura de Santo Tirso visitada por 8 mil pessoas em 6 meses

A câmara de Santo Tirso fez hoje um balanço "positivo" da adesão à sede do Museu Internacional de Escultura Contemporânea (MIEC), apontando que o equipamento inaugurado há seis meses foi visitado por 8.000 pessoas de 18 origens diferentes.

Museu de Escultura de Santo Tirso visitada por 8 mil pessoas em 6 meses
Notícias ao Minuto

22:24 - 21/11/16 por Lusa

Cultura Sede

A sede do MIEC foi projetada pelos arquitetos Siza Vieira e Eduardo Souto Moura, localiza-se junto ao Museu Municipal Abade Pedrosa num conjunto patrimonial designado por Mosteiro de S. Bento, imóvel classificado como Monumento Nacional.

Este equipamento cultural serve de ponto de partida e oferece uma visita virtual sobre as 54 esculturas espalhadas pelas praças, parques e rotundas de Santo Tirso, distrito do Porto.

No comunicado hoje enviado pela câmara lê-se que 8.000 visitantes, de 18 origens diferentes, desde o Japão, aos Estados Unidos, visitaram a sede do MIEC desde 21 de maio.

Somam-se visitantes de outros países, sendo que os franceses e os espanhóis, por esta ordem, são os que mais têm visitado Santo Tirso.

Mas o diretor do museu, Álvaro Moreira, aponta que o número pode ser maior, uma vez que "visitar o espólio do museu, ao ar livre, não implica qualquer registo".

"Há muitas pessoas que visitam as 54 esculturas dispersas pela cidade de Santo Tirso de forma livre e autónoma e que não passam, necessariamente, pela sede do museu", completa também o presidente da câmara de Santo Tirso, Joaquim Couto, segundo o qual o balanço desta aposta "só pode ser positivo".

A nota camarária acrescenta que são várias as instituições internacionais que têm organizado visitas à sede do MIEC, como a Universidade de Arquitetura de Nova Iorque, a Universidade de Arquitetura da Normandia, ou a École d'Architecture de Clermont-Ferrand.

A sede do MIEC dispõe de um centro interpretativo dotado de bibliografia e recursos tecnológicos, permitindo, por exemplo, que o visitante passe a poder ir junto de uma escultura da cidade com auriculares, para fruir a peça e ao mesmo tempo ouvir uma explicação.

No espaço funciona também como centro de exposições de arte contemporânea e até 15 de janeiro está patente a obra do espanhol Miquel Navarro, escultor que tem obras espalhadas por museus de todo o mundo como o Museu Guggenheim, em Bilbao, o Museu Nacional Centro de Arte Rainha Sofia, em Madrid, ou o George Pompidou, de Paris.

Sobre as esculturas, recorde-se que a coleção que Santo Tirso foi espalhando pelo seu espaço público nasceu de uma sugestão do escultor Alberto Carneiro ao Município de Santo Tirso, formulada em 1990, para a realização de um simpósio de escultura ao qual estivessem subjacentes temáticas ligadas à arte contemporânea e à escultura enquanto arte pública.

Após a realização de quatro simpósios de escultura em reunião de câmara, a 20 de novembro de 1996, foi aprovada a constituição do MIEC.

O museu foi formalmente inaugurado em 1997, pelo então Presidente da República, Jorge Sampaio, contando com a assessoria de dois comissários artísticos: o escultor português Alberto Carneiro e o catalão, Gérard Xuriguera, professor e crítico de arte.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório