A experiência transdisciplinar intitula-se 'Depois da Guerra' e vai decorrer no Teatro Curvo Semedo, a partir das 21:00, promovida pela Praça Filmes, produtora de cinema de animação sediada em Montemor-o-Novo, no distrito de Évora, com o apoio da câmara municipal.
Integrado no 'Ciclo de Outono 2016', o evento, explicou hoje o município, vai combinar o cinema de animação com o teatro, com a peça 'Pensão de Sangue', de Alfredo Brito, e as curtas-metragens 'Estilhaços', de José Miguel Ribeiro, e 'Lugar em parte nenhuma', de Bárbara Oliveira e João Rodrigues.
Contactado pela agência Lusa, José Miguel Ribeiro, da Praça Filmes, destacou que "a guerra colonial está no centro" das três criações, apesar de, cada uma, assentar numa história.
"O filme 'Estilhaços' é sobre os efeitos da guerra nas famílias portuguesas, sobre o stress pós-traumático de guerra", disse, acrescentando que as consequências da guerra são igualmente abordadas no monólogo teatral da autoria de Alfredo Brito.
Quanto ao filme 'Lugar em Parte Nenhuma', continuou, conta a história "de uma mulher que é forçada a emigrar de Angola quando começa a guerra".
O evento de sexta-feira em Montemor-o-Novo é uma experiência inédita para a Praça Filmes, que quer também "ver qual o efeito que estes três trabalhos juntos têm sobre o espetador", afirmou o realizador e responsável da Praça Filmes.
A iniciativa, segundo a organização, integra ainda uma conversa, aberta à assistência, com os autores dos filmes e do espetáculo teatral e dois outros convidados: José Leal, da Liga dos Combatentes de Montemor-o-Novo, e Susana Oliveira, psicóloga da Associação Apoiar.
Nesta sessão posterior, indicou José Miguel Ribeiro, vão ser partilhados "diferentes pontos de vista" sobre os temas em foco.
José Leal, explicou, "é um ex-combatente, que tem as suas memórias e conhece melhor do que ninguém o que por lá se passou", e Susana Oliveira "fez um trabalho de mestrado sobre o efeito do stress pós-traumático de guerra nas famílias dos ex-combatentes" e concluiu que este "passa dos pais para as mães e destas para os filhos".
A peça 'Pensão de Sangue, filhos de uma guerra colonial' é um monólogo construído e protagonizado pelo ator Alfredo Brito, que estreou em junho de 2000 e é, agora, revisitado.
A curta-metragem 'Estilhaços', selecionada para diversos festivais, ganhou o Prémio Nacional da Animação 2016 e foi distinguida com o Prémio António Gaio e Prémio Especial do Júri, enquanto o filme 'Lugar em parte nenhuma' foi premiada no Prémio António Gaio com uma Menção Honrosa - Prémio Jovem Cineasta Português, mais de 18 anos.