Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 23º

Deolinda, teatro e visitas guiadas marcam novo projeto cultural

No próximo dia 12 de novembro, o Município de Ílhavo apresenta um novo projeto cultural que se vai distinguir pelo seu âmbito policêntrico e multidisciplinar.

Deolinda, teatro e visitas guiadas marcam novo projeto cultural
Notícias ao Minuto

16:01 - 07/11/16 por Ana Lemos

Cultura Ílhavo

O novo projeto, que contempla o Centro Cultural de Ílhavo, o Centro Cultural da Gafanha da Nazaré, o Teatro da Vista Alegre e o Centro Sociocultural da Costa Nova, "engloba os grandes eventos do município", lê-se em comunicado enviado às redações.  

O objetivo é "criar um novo papel para estas estruturas e traçar uma nova rota nacional e internacional para a cultura no concelho" a partir de 12 de novembro (próximo sábado), "o dia da mudança" através de um "programa aberto a todos" com "cinco momentos distintos que passam pela arquitetura, pelo teatro e pela música".

O programa começa por ‘Olhar por dentro’, com duas visitas guiadas às 11h e às 14h, os edifícios culturais, "cujas construções vão desde a época industrial à contemporânea". Pelo caminho, que é feito em autocarros gratuitos cedidos pela Câmara Municipal de Ílhavo, "o olhar também escapa para algumas das casas modernas que têm ajudado a tornar a paisagem ilhavense ainda mais memoráveis".

Pela tarde, às 16h00, “o encontro é no Teatro da Vista Alegre, onde o Departamento de Comunicação e Arte (DeCA) da Universidade de Aveiro” apresentará em concerto, com dois quartetos de saxofone dos seus grupos de formação, um espetáculo que marca a nova parceria entre o novo projeto cultural de Ílhavo e a Universidade de Aveiro”.

“Os autocarros seguem para a Costa Nova, onde a partir das 18h00, António Bastos e a You Band acertarão contas com a música eletrónica. Jazz, tecnologia e música clássica, um cocktail de luxo que promete embriagar o público de emoções, num dos lugares mais admiráveis da região”, destaca a organização.

Para a noite, e à hora certa (21h00) “três pancadas secas na madeira” para dar início à peça ‘A Constituição’ de Mickaël de Oliveira, na Gafanha da Nazaré. Em palco um “espetáculo em que quatro jovens, novos heróis da sociedade, tentam reescrever o documento mais importante do Estado da forma mais moderna de sempre”.

O encerramento será ao ar livre, debaixo da pala do atual Centro Cultural de Ílhavo, com a atuação e ‘Outras histórias’ dos Deolinda. Uma das bandas mais acarinhadas do público português que fecha o dia da mudança no concelho de Ílhavo.

Programa

Sábado, 12 de novembro  

11h00 - Abertura dos espaços / roteiro 'Olhar por Dentro' (Arquitetura)

14h00 - Roteiro 'Olhar por Dentro' (Arquitetura)

16h00 - Quarteto de Saxofone DeCA, Teatro da Vista Alegre

18h00 - António Bastos & You Band, Centro Sociocultural da Costa Nova

21h00 - 'A Constituição' de Mickaël de Oliveira, Centro Cultural da Gafanha da Nazaré

23h00 - Deolinda, largo do Centro Cultural de Ílhavo

Todo o programa é gratuito, mas os espetáculos em sala fechada requerem a reserva de lugar.

Os bilhetes estão disponíveis nos Centros Culturais de Ílhavo e da Gafanha da Nazaré, via telefone ou através do endereço eletrónico centrocultural.bilhe@cm-ilhavo.pt.

Durante todo o dia, a partir das 10h00, há autocarros gratuitos a circular entre os quatro espaços culturais, com partida nas traseiras da Estação da CP, em Aveiro, de hora a hora. Os horários podem ser consultados aqui.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório