Meteorologia

  • 29 NOVEMBRO 2021
Tempo
11º
MIN 9º MÁX 16º

Edição

Traça - Mostra de Filmes de Arquivos Familiares prepara 2.ª edição

Filmes amadores portugueses, ou feitos em contexto privado, vão ser mostrados em público na Traça - Mostra de Filmes de Arquivos Familiares, cuja segunda edição, marcada para 2017, tem uma pré-programação em Lisboa, a partir de hoje.

Traça - Mostra de Filmes de Arquivos Familiares prepara 2.ª edição
Notícias ao Minuto

09:21 - 04/11/16 por Lusa

Cultura AML

A Traça aconteceu pela primeira vez em 2015, é uma iniciativa do Arquivo Municipal de Lisboa e consiste na apresentação pública de filmes, a maioria de curta duração, que estão depositados na videoteca e que registam momentos do quotidiano dos portugueses, feitos em contexto familiar.

A segunda edição da mostra só acontecerá em outubro de 2017, mas a organização apresenta-a já como forma de dar início à recolha de mais filmes amadores, especificamente no bairro da Madragoa, que servirão de base para a programação. Esta pré-programação decorre hoje e no sábado, na Cinemateca Portuguesa, e no domingo, no Espaço Alkantara, na Madragoa.

Na Cinemateca serão mostrados filmes em bruto, feitos sobretudo nos anos 1970 que registam viagens, férias, casamentos, coisas do quotidiano, que estão depositados no Museu no Cinema e no Arquivo Municipal de Lisboa, assim como filmes do Home Movies -- Archivio Nazionale del Film di Famigli, de Itália.

Serão ainda exibidas a curta-metragem "Sempre estivemos aqui", de Margarida Cardoso, e outra sem título de Susana Nobre, montagens a partir de filmes particulares visionados pelas realizadoras.

Há um duplo propósito nesta apresentação de filmes em bruto e montagens novas: "Mostrar as coleções destes três arquivos e dar a conhecer os trabalhos de conservação, estudo e divulgação que desenvolvem (...). Apesar de em anos recentes ter crescido o interesse e o trabalho -- de investigadores e cineastas -- sobre e com filmes de arquivos privados, há ainda muitos aspetos -- históricos mas também estéticos -- deste cinema por conhecer e trabalhar", afirma a organização.

No domingo, no Espaço Alkantara, será projetado o filme "Save the project", de José Filipe Costa, feito a partir de uma coleção de filmes de família de Teresa Braz, seguindo-se uma conversa com ambos.

"Teresa Braz verá, pela primeira vez, os seus filmes integrados em 'Save Project' e José Filipe Costa conhecerá a protagonista dos filmes que utilizou", lê-se na nota de imprensa.

É na sessão de domingo que a organização começará a recolher filmes amadores de quem vive no bairro da Madragoa - na primeira edição tinha sido no bairro Castelo -, para depois os poder trabalhar para a edição da Traça, de outubro de 2017.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Quinto ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório