Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

Aposta na Cultura em Matosinhos deixa "legado para o futuro"

O vereador da Cultura da Câmara Municipal de Matosinhos, Fernando Rocha, disse hoje que a aposta da autarquia naquela área deixa um legado que vai "ficar para o futuro", sendo importante consolidar o trabalho feito até aqui.

Aposta na Cultura em Matosinhos deixa "legado  para o futuro"
Notícias ao Minuto

20:44 - 28/10/16 por Lusa

Cultura Fernando Rocha

Em declarações à Lusa em balanço da Capital da Cultura do Eixo Atlântico, estatuto partilhado com Vila Real, Fernando Rocha declarou que o período "correu conforme esperado", havendo até ocasiões em que foram surpreendidos pela adesão da população superior à esperada.

De acordo com dados da Câmara Municipal de Matosinhos, desde o começo da programação, registou-se a participação de quase 850 mil pessoas, 761 mil das quais só em eventos como as recriações históricas, os concertos à beira-mar e a Beach Party.

"Aproveitámos o ensejo da capital da cultura para consolidar algumas das áreas que tínhamos na nossa programação, para afirmar outras e para tornar a nossa programação cultural, que não nasceu este ano, incontornável e quase obrigatória. Ao apostarmos em algumas iniciativas estamos quase a dizer que, no futuro, será obrigatório sempre fazer este tipo de iniciativas, ter uma programação cultural diversificada", disse o vereador da Cultura.

Questionado sobre se receia que as eleições autárquicas do próximo ano possam alterar essa perspetiva, Fernando Rocha rejeita que tal possa acontecer: "Que é inegável que vai ter que haver uma política cultural intensa em Matosinhos é um dado adquirido. Porque as pessoas não iriam perceber nem perdoar um desinvestimento nesta área".

Os últimos dias da programação da Capital da Cultura do Eixo Atlântico dão-se a partir de sábado, com Cristina Branco no Cine-Teatro Constantino Nery e com a inauguração da praça do Eixo Atlântico em Leça da Palmeira, junto à ponte móvel, com uma estátua de Paulo Neves na próxima quarta-feira.

No dia 5 de novembro são inauguradas na Galeria Municipal "exposições de Alfredo Barros e Ricardo Barros, e no mesmo dia, pelas 10 horas, será mostrada a restaurada Capela da Boa Nova", enquanto, no mesmo dia, "o Mercado Municipal de Matosinhos acolherá um concerto que junta João Pedro Pais, os Sangre Latino e os Átoa".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório