Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
22º
MIN 12º MÁX 24º

Museu do Calçado abre em S. João da Madeira a 5 de novembro

João da Madeira inaugura a 5 de novembro o Museu do Calçado, que se propõe revelar como a indústria do sapato evoluiu ao longo dos séculos e também como essa peça vem inspirando as artes plásticas.

Museu do Calçado abre em S. João da Madeira a 5 de novembro
Notícias ao Minuto

16:50 - 28/10/16 por Lusa

Cultura Sapatos

Instalada na Torre da Oliva, onde já funciona desde 2012 o Welcome Center do Turismo Industrial, a nova estrutura resulta de um investimento de um milhão de euros e conta com uma coleção superior a 8.600 peças de origem nacional e estrangeira, das quais estarão expostas ao público nove máquinas, 42 obras de arte, 77 ferramentas e mais de 500 sapatos.

Cronologicamente, esse fundo abrange desde a pré-história até ao século XXI, sendo que a componente industrial do museu se concentra no século XX e as peças de teor artístico refletem tendências mais contemporâneas.

"Já há muito que S. João da Madeira tem o epíteto de capital portuguesa do calçado e era tempo de prestarmos à cidade um tributo que homenageasse esta indústria, os seus empresários e trabalhadores, não apenas na perspetiva local, mas evocando também o impacto deste setor na economia portuguesa e o seu estatuto de referência a nível mundial", declarou a Lusa o presidente da autarquia, Ricardo Oliveira Figueiredo.

"O nosso objetivo é que este seja um museu vivo, cuja dinâmica se revele proporcional à capacidade de inovação e competitividade que a indústria local do calçado sempre soube demonstrar e pela qual se distinguiu, tanto ao nível nacional como internacional", acrescenta o autarca.

Ambicionado pela população local há vários anos, o museu a inaugurar no dia 5 foi inicialmente idealizado como projeto de menor dimensão e anunciado apenas como um "núcleo museológico". O presidente da Câmara Municipal explica, contudo, que o projeto foi entretanto redimensionado para se afirmar como "um equipamento de âmbito nacional", pelo que é hoje "o único do país dedicado a este setor específico da indústria".

No documento fundador do Museu do Calçado pode ler-se que essa estrutura foi criada para materializar a memória de "parte da história de S. João da Madeira", onde a indústria do sapato "se concentrou de forma significativa e é um dos pilares económicos e sociais da identidade local".

O alargamento da coleção ao âmbito nacional e internacional resulta, por sua vez, do facto de o setor do calçado ter "grande importância histórica no desenvolvimento industrial de Portugal, assumindo-se na contemporaneidade como um dos mais pujantes e de elevada relevância estratégica para o país".

O documento realça ainda que o novo museu "será um espaço socialmente ativo, culturalmente interessante e pedagogicamente útil, que evocará histórias e memórias, contribuindo dessa forma para aprofundar e divulgar o conhecimento não só da identidade e cultura sanjoanenses, mas também de outras realidades sociais, históricas e culturais relacionadas com o objeto que lhe dá nome".

O novo museu funcionará de terça a domingo, em horários diferentes consoante o dia da semana. Encerra às segundas-feiras.

O preço normal é de 2 euros, sendo a entrada livre para crianças até 12 anos, cidadãos residentes no concelho e ex-trabalhadores do setor do calçado.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório