Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 15º

IndieJúnior vai levar cinema infantil e juvenil ao Porto

O Porto vai acolher, entre 07 e 12 de fevereiro, a primeira edição do festival internacional de cinema infantil e juvenil IndieJúnior, anunciou hoje a organização do evento que quer ocupar uma lacuna na programação cinematográfica da cidade.

IndieJúnior vai levar cinema infantil e juvenil ao Porto
Notícias ao Minuto

14:15 - 28/10/16 por Lusa

Cultura Festival

Em conferência de imprensa na Biblioteca Municipal Almeida Garrett, Carlos Ramos, da direção do festival que conta com o apoio da Allianz (que também dá nome ao evento) e da Câmara Municipal do Porto (que disponibiliza dois dos três espaços onde vão decorrer as sessões), destacou que vão ser seis dias com várias sessões de cinema, ateliers e oficinas que pretendem levar as escolas e as famílias ao cinema.

Com sessões no auditório da Biblioteca Municipal Almeida Garrett, no auditório Isabel Alves Costa do Rivoli e no Cinema Trindade, o IndieJúnior vai contar com uma competição internacional de longas e curtas-metragens, sessões temáticas, retrospetivas, uma secção intitulada "O meu primeiro filme" que vai mostrar "os primeiros filmes vistos no cinema por um conjunto de personalidades portuguesas" e outra de nome "Pequenos grandes clássicos", que vai exibir obras históricas para "promover e criar memórias cinéfilas" enquanto não há "ainda" uma Cinemateca no Porto.

Sem revelar a programação do festival, Carlos Ramos explicou à Lusa que o festival se distingue da secção IndieJúnior existente no âmbito do IndieLisboa e que vai receber filmes em estreia que depois vão seguir para o evento a Sul.

De acordo com o membro da direção, o IndieJúnior enquanto festival surge por dois motivos principais: em Lisboa a secção "está enquadrada dentro do festival e está a atingir um limite de público", pelo que procuravam "há algum tempo" criar um evento de raiz e, por outro lado, no Porto há "uma lacuna de oferta" no cinema para crianças.

"Dessa conjugação de fatores decidimos apresentar essa proposta que foi bem acolhida", sublinhou Carlos Ramos.

Momentos antes, o adjunto do presidente da Câmara Municipal do Porto para a Cultura, Guilherme Blanc, havia sublinhado o entusiasmo da autarquia na receção do projeto e lembrou que se trata de um primeiro ano de "teste".

Por seu lado, o responsável da Allianz presente na conferência de imprensa, Jorge Godinho, sublinhou que o apoio da seguradora ao evento não se quer ficar por uma edição apenas.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório