Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 18º

Prémios Fernando Namora e Agustina Bessa-Luís entregues em novembro

Os Prémios Literários Fernando Namora e Revelação Agustina Bessa-Luís, relativos a 2015, são entregues, respetivamente, a Teolinda Gersão e Ricardo Fonseca Mota, no dia 09 de novembro, no auditório do Casino do Estoril, nos arredores de Lisboa.

Prémios Fernando Namora e Agustina Bessa-Luís entregues em novembro
Notícias ao Minuto

09:50 - 28/10/16 por Lusa

Cultura Literatura

A cerimónia de entrega do Prémio Fernando Namora/2015 a Teolinda Gersão, pela obra "Passagens", e do Prémio Agustina Bessa-Luís/2015, a Ricardo Fonseca Mota, pelo romance inédito "Fredo", deverá contar com a presença do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, foi hoje divulgado pela Estoril Sol, que patrocina os galardões, em comunicado.

O júri dos galardões, que foi presidido pelo administrador da Fundação Calouste Gulbenkian, Guilherme d'Oliveira Martins, considerou "Passagens", de Teolinda Gersão, "uma obra que foca temas de grande atualidade, com um número muito significativo de personagens, com uma economia de texto sóbria e ponderada, assumindo uma crítica social ligada à heterogeneidade das realidades familiares contemporâneas".

Em ata, o júri enfatizou que Teolinda Gersão "trata o tema das passagens não apenas de cada ser humano para com os outros, mas também na relação entre a vida e a morte - numa atmosfera poética, que muitas vezes surpreende o leitor. O ideal humano e social de cada personagem, designadamente, dos cuidadores e dos doentes, está fortemente ancorado na capacidade de compreender as diversas facetas da vida".

Esta é a segunda vez que Teolinda Gersão, de 76 anos, recebe o Prémio Fernando Namora. A primeira vez foi em 2001, com a obra "Os teclados".

Quanto a "Fredo", o júri realçou a natureza intrínseca de um romance "narrado na primeira pessoa, numa linguagem sóbria, assente num registo quase confessional" que "acompanha a descoberta que um jovem [Adolfo Maria] vai fazendo dos silêncios e da solidão que sempre acabou por marcar os horizontes de vida e, sobretudo, as suas mágoas e tristezas".

Para os jurados, "Fredo", já publicado pela Gradiva, editora que é parceira da Estoril Sol neste prémio, "é um romance de aprendizagem da experiência da relação com os outros".

Ricardo Fonseca Mota, de 29 anos, é um dos fundadores do Grupo de Expressão Dramática InterDito, para o qual escreveu vários textos incluídos nas peças "Sentir tudo de todas as maneiras" e "Self-Service", escreveu também para projetos musicais e participou em diferentes exposições artísticas individuais e coletivas.

Além de Guilherme d'Oliveira Martins, que presidiu o júri, em representação do Centro Nacional de Cultura, participaram ainda na decisão José Manuel Mendes, pela Associação Portuguesa de Escritores, Manuel Frias Martins, pela Associação Portuguesa dos Críticos Literários, Maria Carlos Gil Loureiro, pela Direção-Geral do Livro, Arquivos e Bibliotecas, os autores Maria Alzira Seixo e Liberto Cruz, convidados a título individual e, ainda, Nuno Lima de Carvalho e Dinis de Abreu, pela Estoril Sol.

O Prémio Fernando Namora tem o valor de 15.000 euros e o Agustina Bessa-Luís, 10.000 euros.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório