Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Festival Temps d´Images mostra artistas "que saem da zona de conforto"

O Festival Temps d´Images, dedicado ao cruzamento da criação artística contemporânea, vai continuar a apresentar "artistas que saem da sua zona de conforto e ousam experimentar", disse hoje, em Lisboa, o diretor artístico, David Cabecinha.

Festival Temps d´Images mostra artistas "que saem da zona de conforto"
Notícias ao Minuto

21:06 - 27/10/16 por Lusa

Cultura Diretores

Em declarações à agência Lusa no final da conferência de imprensa de apresentação da programação da 14ª edição do festival, que hoje começa, no Cinema Ideal, David Cabecinha sublinhou que esta é uma marca constante do Temps d´Images, desde a sua primeira edição.

"A ideia da programação foi sempre, e vai continuar a ser o cruzamento entre as várias artes, colocando os artistas de várias áreas em relação uns com os outros, e com o público", vincou.

Em 14.ª edição, o festival traz como convidado especial o realizador tailandês Apichatpong Weerasethakul, galardoado em 2010 com a Palma de Ouro do Festival de Cannes pelo filme 'O Tio Boonmee, que Recorda as Suas Vidas Passadas', com um ciclo de cinema e o espetáculo 'Fever Room', uma projeção/performance.

A programação será dividida por 14 espaços da capital, com espetáculos, vídeo-instalações, cinema e encontros com 23 artistas e coletivos, entre eles Vera Mantero, Miguel Gonçalves Mendes, Luciana Fina, Rui Catalão, Arkadi Zaides, Isabelle Danto, ou André Uerba.

Ainda segundo o diretor artístico do certame, nesta edição, será feita uma reflexão sobre as anteriores 13 edições, e o futuro do festival.

"Queremos conseguir acompanhar os que os artistas estão a fazer para os integrar melhor no festival e apresentá-los ao público nas melhores condições possível", apontou.

Hoje, o festival começa com um ciclo no Cinema Ideal dedicado ao realizador tailandês Apichatpong Weerasethakul, mas o arranque oficial do certame acontece no sábado, com a estreia nacional de 'Fever Room', um espetáculo de Apichatpong Weerasethakul, que repete no dia seguinte, também no São Luiz Teatro Municipal.

Neste espetáculo, Apichatpong explora camadas de ficção e realidade, põe em causa o lugar do espetador no espaço de apresentação do cinema e no espaço teatral, de acordo com a descrição da programação do Festival Temps d´Images.

Após a estreia mundial na Coreia do Sul, no ano passado, e a estreia europeia, este ano, no Festival Kunsten, na Bélgica, e no Steirischer Herbst - Festival of New Art, na Áustria, 'Fever Room' estará em Lisboa com um elenco composto por Elenco Jenjira Pongpas, Banlop Lomnoi, e Teenagers of Nabua.

Também no São Luiz Teatro Municipal, em estreia absoluta, será apresentado o espetáculo 'A Voz Humana', de João Paulo Santos, Lúcia Lemos, Vasco Araújo, e Jean Paul Bucchieri, de 03 a 11 de novembro.

Outros espetáculos previstos são 'Triste Ensaio sobre a Beleza', de Mara Andrade, no Teatro da Trindade, a 10 de novembro, 'Terrarium', de André Uerba, no Espaço Alkantara, de 18 a 20 de novembro, 'Merci', de Sara Vaz, no espaço cultural Rua das Gaivotas 6, entre 01 e 03 de dezembro.

Vera Mantero vai apresentar uma instalação vídeo de 'Curso de Silêncio', de 10 a 13 de novembro, no Teatro da Trindade, onde Luciana Fina também apresentará a instalação 'Il Destacco', nos mesmos dias.

Arkadi Zaides apresenta a sua instalação vídeo em estreia nacional intitulada 'Capture Practice', no Palácio Príncipe Real, de 16 a 27 de novembro.

O Festival Temps d´Images teve a sua origem no coração da Europa, em 2003, no âmbito de um projeto liderado pela ARTE -- canal europeu de cultura - e em Portugal é um projeto DuplaCena e Horta Seca associação cultural e conta com os financiamentos da Direção das Artes (DGArtes), Câmara Municipal de Lisboa, Instituto do Cinema e Audiovisual (ICA), entre outros parceiros públicos e privados.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório