Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

Músico André Barros edita novo álbum, com a Islândia no horizonte

O músico português André Barros edita esta semana o álbum 'In Between', com o qual recupera "o fascínio pela Islândia", pela música e pelo país, onde trabalhou há quatro anos, como contou à agência Lusa.

Músico André Barros edita novo álbum, com a Islândia no horizonte
Notícias ao Minuto

19:09 - 26/10/16 por Lusa

Cultura In Between

'In Between' é o terceiro álbum do pianista e foi gravado este ano entre Portugal e a Islândia. Conta com um alargado naipe de instrumentistas e três convidados: o pianista Tiago Ferreira, o músico Rodrigo Leão e a cantora islandesa Myrra Rós.

Em entrevista à agência Lusa, André Barros explicou que foi a primeira vez que pré-produziu o disco, que construiu as canções a pensar em concreto num alinhamento para um álbum. A estreia discográfica deu-se em 2013 com "Circustances", que reunia as primeiras composições, e o segundo álbum, "Soundracks vol.1" (2015), agrupava algumas bandas sonoras que fez para cinema.

Com "In Between", André Barros regressou à Islândia, onde fez um curso de produção musical e um estágio no estúdio construído pelos Sigur Rós e onde diz manter uma ligação muito forte com a música.

"Três dos temas do disco foram lá gravados com a cantora islandesa Myrra Rós e toda aquela paisagem da Islândia é fascinante por ser muito diferente da nossa realidade", disse.

Myrra Rós interpreta dois temas em islandês, pelo que a interpretação dela funciona como um outro instrumento. "Quis preservar a identidade da Islândia com a voz e a melodia dela", disse André Barros.

Autodidata, André Barros está ligado à música nem há uma década. Depois de ter feito o curso de Direito, em 2008, decidiu aperfeiçoar a autoaprendizagem no piano. Fez um curso de produção musical e um estágio na Islândia, que terão sido decisivos na abordagem à música.

A par da edição discográfica, André Barros escreveu música para uma dezena de filmes institucionais e para curtas-metragens, tendo recebido em 2015 um prémio no festival de cinema independente de Los Angeles por "Our father", de Linda Palmer.

André Barros, 32 anos, apresentará "In Between", no sábado, no Teatro Stephens -- Casa da Cultura, na Marinha Grande, onde nasceu.

Em novembro fará a primeira parte dos concertos do pianista Wim Mertens, no dia 06, na Casa da Música (Porto), e no dia 07, no Centro Cultural de Belém (Lisboa), no âmbito do Misty Fest.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório