Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Obras de artistas portugueses em diálogo em exposições no Museu Berardo

Uma exposição com retratos captados por Fernando Lemos de protagonistas do mundo intelectual português, nos finais de 1940, e outra sobre a visão do mundo de nove artistas portugueses são hoje inauguradas, às 19:00, no Museu Berardo, em Lisboa.

Obras de artistas portugueses em diálogo em exposições no Museu Berardo
Notícias ao Minuto

12:50 - 26/10/16 por Lusa

Cultura Mostra

'Fernando Lemos: Para um retrato coletivo em Portugal, no fim dos anos 40' é o título da exposição do artista português radicado desde 1953 no Brasil, onde passou a residir devido à oposição ao regime de Salazar, obtendo a nacionalidade poucos anos depois.

O poeta Alberto de Lacerda, o pintor António Dacosta, o ator Jacinto Ramos, o escritor Jorge de Sena, o historiador José-Augusto França, o escritor José Cardoso Pires, o pintor Marcelino Vespeira, o poeta e artista Mário Cesariny, a pintora Maria Helena Vieira da Silva e o marido, Arpad-Szénes, são alguns dos retratados no trabalho de Fernando Lemos.

Muitos deles acabaram por emigrar ou ser expatriados, como foi o caso de Maria Helena Vieira da Silva, a quem Oliveira Salazar não concedeu a nacionalidade, e a artista haveria de pedir a nacionalidade francesa.

Pintor, artista gráfico e fotógrafo, Fernando Lemos, hoje com 90 anos, embora radicado no Brasil há décadas, continuou a mostrar o seu trabalho em Portugal.

Nesta exposição, que é inaugurada na quarta-feira, no Museu Coleção Berardo, são apresentados retratos captados entre 1949 e 1952.

Sobre a outra exposição, que também é inaugurada hoje, no Museu Berardo, com obras de nove artistas portugueses, entre os quais Rui Chafes, Ângela Ferreira e Helena Almeida, intitula-se "Visualidade & Visão -- Arte Portuguesa na Coleção Berardo II" e vai contar ainda com obras de Joaquim Bravo, José Barrias, José Luís Neto, Miguel Palma, Pedro Barateiro e Pedro Cabrita Reis.

As obras, em pintura, escultura, vídeo-instalação e fotografia, dos nove artistas portugueses, vão ocupar três salas do museu.

"Fernando Lemos: Para um retrato coletivo em Portugal, no fim dos anos 40" e "Visualidade & Visão -- Arte Portuguesa na Coleção Berardo II" ficam patentes até 31 de dezembro deste ano.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório