Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 26º

António Chagas Rosa estreia 'A Wilde Mas' nos EUA

A obra 'A Wilde Mass', de António Chagas Rosa, estreia-se nos Estados Unidos, em novembro, pelo Ensemble Musicatreize, sob a direção de Roland Hayrabedian, num programa que inclui peças de Maurice Ohana e Michel Petrossian, entre outros compositores.

António Chagas Rosa estreia 'A Wilde Mas' nos EUA
Notícias ao Minuto

20:18 - 25/10/16 por Lusa

Cultura Compositores

A estreia de 'A Wilde Mass' em território norte-americano está prevista para o dia 06 de novembro na igreja de Santo Inácio de Antioquia, em Nova Iorque, de acordo com o compositor.

Em declarações à agência Lusa, Chagas Rosa disse que esta peça "é uma variação livre sobre a ideia de uma missa profana, servindo-se de fragmentos de prosa extraídos ao texto ['De Profundis'] de Oscar Wilde".

Segundo Chagas Rosa, a obra de Wilde "encerra uma reflexão sobre a figura de Cristo, como portadora de uma missão estética, apresentando-O como personificação última do Artista que reúne, num mesmo gesto, amor, redenção e criação".

'A Wilde Mass', para 12 vozes solistas e órgão, com texto em inglês, oriundo da obra escrita por Wilde nos últimos meses de prisão, é uma encomenda do Ensemble Musicatreize, resultado da segunda colaboração do compositor português com os solistas deste agrupamento francês de Marselha.

"Trata-se de uma missa em forma livre, com áreas de expansão solística, mas que não deixa de convocar a estrutura tradicional do ordinário da missa, dado que os textos consistem em exaltações de Cristo como poeta", explicou à Lusa Chagas Rosa.

"O quadro final intitula-se 'Requiescat' e utiliza como texto um poema de Oscar Wilde à memória de uma sua irmã falecida na infância", acrescentou.

"Esta obra não pretende associar-se a nenhuma espécie de liturgia. Ela é, em si mesma, um produto poético e livre inspirado na viagem interior de Oscar Wilde, durante os seus anos de prisão", sublinhou à Lusa António Chagas Rosa.

'A Wilde Mass' foi estreada em Marselha, em 2014, e, no mesmo ano, foi apresentada nos festivais de Avignon, em França, e no de Tenso, em Riga. Este ano a obra já foi ouvida na Abadia de Tongerlo, em Westerlo, na Bélgica, e na reabertura de La Salle de Musicatreize, em Marselha, no sul de França.

O compositor português nasceu em Lisboa, há 55 anos, trabalha na Universidade de Aveiro e é autor, entre outras obras, de "Songs of the Beginning", 'Trois Consolations', 'Moh' e 'Sept Épigrammes de Platon'.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório