Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 17º

Noiserv agora só com piano no novo álbum '00:00:00:00'

O músico David Santos, Noiserv, edita na sexta-feira o álbum '00:00:00:00', que o fez voltar às coisas simples, com canções ao piano, mais abertas a diferentes interpretações, como contou à agência Lusa.

Noiserv agora só com piano no novo álbum '00:00:00:00'
Notícias ao Minuto

18:05 - 25/10/16 por Lusa

Cultura Música

Se o disco anterior, 'Almost Visible Orchestra' (2013), era o mais complexo que já tinha feito, com múltiplas sobreposições de sons e melodias e dezenas de instrumentos - e que lhe valeu o título de homem-orquestra -, este novo trabalho explora um caminho da simplicidade.

David Santos explicou que '00:00:00:00' não é propriamente uma reação à complexidade do disco anterior, até porque também neste recorre a esse desdobramento de melodias.

"Quando comecei a trabalhar nas músicas quis experimentar coisas mais simples, pensar num só instrumento. As músicas foram compostas a partir de pequenas melodias, essas coisas simples que depois resultam todas juntas", disse.

Há ainda uma explicação mais prosaica para a escrita deste disco. David Santos esteve uma temporada imobilizado por ter partido um pé e aproveitou o tempo para compor vários temas, apenas para um instrumento.

Há três músicas em que David Santos canta em português, mas a maioria é instrumental, como se fosse a banda sonora de um filme imaginado por cada pessoa, disse. Daí que o título do álbum seja um temporizador, que marca esse momento antes de tudo começar.

Não sendo um disco semelhante a 'Almost Visible Orchestra', '00:00:00:00' transporta essa mesma impressão melancólica das canções anteriores, descreveu.

'00:00:00:00' é também um álbum que reflete, ainda que inconscientemente, o trabalho de composição que David Santos foi desenvolvendo nos últimos três anos, pelas participações em peças de teatro, cinema e dança.

Entre as colaborações contam-se, por exemplo, 'A coleção de amantes' e 'O Segredo de Simónides - Coleção de Colecionadores', espetáculos de Raquel André, e 'Terminal de aeroporto', peça de Simon Stephens encenada por Nuno M. Cardoso.

Sob encomenda, Noiserv recentemente musicou, ao vivo, um episódio da série de animação 'Conan, o rapaz do futuro', do japonês Hayao Miyazaki, e reinterpretou música tradicional portuguesa com um grupo folclórico de Ponte de Lima.

"Quando fiz tudo isso, a música pedia mais espaço, de facto, está ali a servir outra coisa e isso acontece também com estas músicas, têm mais espaço dentro delas", admitiu o músico.

Neste intervalo entre os dois discos, David Santos editou um DVD ao vivo e assinou contrato com a editora francesa naive, que lhe valeu uma maior exposição fora de Portugal.

Aos cerca de trinta concertos já dados em França e na Alemanha, David Santos juntará uma nova digressão para o público francês durante o mês de novembro.

A apresentação oficial de '00:00:00:00' está marcada para 10 de novembro no Teatro Municipal São Luiz, em Lisboa.

David Santos, que integra também os You Can't Win Charlie Brown, já editou os álbuns 'Almost Visible Orchestra' (2013) e 'One hundred miles from thoughtlessness' (2008) e os EP 'A day in the day of the days' (2010) e '56010-92' (2005).

Recomendados para si

;
Campo obrigatório