Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 15º

Jornalista venezuelana apresenta livro 'Nicolás Maduro é colombiano'

A jornalista venezuelana Nitu Pérez Osuna apresentou hoje o livro "Nicolás Maduro é colombiano", onde apresenta "inconsistências" sobre as origens do Presidente da Venezuela e propõe um "plano b" para destituição do Chefe de Estado.

Jornalista venezuelana apresenta livro 'Nicolás Maduro é colombiano'
Notícias ao Minuto

17:05 - 23/10/16 por Lusa

Cultura Polémica

"Não há provas de que (Nicolás) Maduro tenha nascido no nosso país (Venezuela). Pelo contrário, tudo indica que nasceu na Colômbia e que foi trazido para Caracas pelos seus pais, quando tinha dois anos de idade", defende a jornalista.

No livro, de 50 páginas, a jornalista analisa centenas de documentos emitidos pela Colômbia e pela Venezuela, e conclui que "não só a mãe de Nicolás Maduro é colombiana, como também o seu pai, os dois avós maternos e boa parte da família paterna".

"Não há um só antepassado de Maduro comprovadamente venezuelano, pelas suas veias não corre nem uma gosta de sangue venezuelano", afirma a jornalista que conclui o livro com uma árvore genealógica do chefe de Estado venezuelano.

Por outro lado insiste que Nicolás Maduro passou a infância em Cúcuta, Colômbia, e que em 1963 a sua família tinha conseguido 'arranjar os papéis' para fixar residência na Venezuela.

Segundo a jornalista "perante a suspensão ilegal do referendo revogatório" do mandado do Presidente Nicolás Maduro, pedido pela oposição, "existe um plano b, que consiste em revogar (Nicolás) Maduro pela sua nacionalidade colombiana".

"Este livro demonstra que a Assembleia Nacional (o parlamento venezuelano, onde a oposição detém a maioria), tem 'potestade' (poderes) para remover Maduro do cargo sem aprovação do Supremo Tribunal de Justiça nem do Conselho Nacional Eleitoral. A sua destituição teria o mesmo efeito jurídico que o referendo revogatório, mas é de aplicação imediata", afirma.

Na obra Nitu Pérez Osuna explica que a Constituição da Colômbia estabelece que também são colombianos os filhos de pai ou mãe colombianos que tenham nascido em terra estrangeira e, citando juristas, afirma que "não é necessário ter solicitado uma certidão de nascimento, bilhete de identidade ou passaporte para ser colombiano".

Entre os requisitos estabelecidos na Constituição da Venezuela para ocupar o cargo de Presidente estão "ser venezuelano por nascimento e não possuir outra nacionalidade".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório