Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 23º

Lourdes Castro mostra 'Álbuns de Família um a um' na Culturgest

Um conjunto de 36 cadernos que a artista Lourdes Castro tem vindo a preencher, desde 1963, com imagens e textos, a que chamou "Álbum de Família", vai ser exposto na Culturgest, em Lisboa, a partir de 28 de outubro.

Lourdes Castro mostra 'Álbuns de Família um a um' na Culturgest
Notícias ao Minuto

14:08 - 21/10/16 por Lusa

Cultura Artistas

"Os meus Álbuns de Família um a um" é o título desta exposição que ficará patente até 08 de janeiro na Culturgest, com curadoria de Miguel Wandschneider.

De acordo com a entidade, neste "Álbum de Família", que a artista tem vindo a preencher, sem comentários, com imagens e textos das mais diversas origens, está sempre presente o motivo de quase todo o seu trabalho desde aquela altura: a sombra.

O trabalho de Lourdes Castro, 86 anos, nascida no Funchal, foi já alvo, em Portugal, de duas exposições retrospetivas: a primeira na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, em 1992, a segunda -- partilhada com Manuel Zimbro, seu companheiro de vida e de trabalho -- no Museu de Arte Contemporânea de Serralves, no Porto, em 2010.

No ano passado, novamente na Fundação Calouste Gulbenkian, foi possível descobrir os muitos livros que a artista produziu desde a década de 1950.

No mesmo dia, a Culturgest inaugura outra exposição, dedicada ao artista espanhol Isidoro Valcárcel Medina, nascido em Murcia, em 1937, intitulada "Grafismos de Fronteira", também com curadoria de Miguel Wandschneider.

Para esta exposição na Culturgest, o artista concebeu um conjunto de obras que questionam a fronteira, mais concretamente a fronteira geográfica entre Portugal e Espanha, como construção política e cultural e a forma como influencia os seus habitantes.

No seu trabalho, o artista tem vindo a fazer uma reflexão sobre as convenções que regem a produção, a distribuição e a apresentação da arte.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório