Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Festival de Órgão da Madeira abre hoje com programação diversificada

O VII Festival de Órgão da Madeira apresenta, a partir de hoje e até dia 30, uma "programação diversificada", que faz jus a "uma paisagem organística" com nomes de "reputação internacional", disse o seu diretor artístico, João Vaz.

Festival de Órgão da Madeira abre hoje com programação diversificada
Notícias ao Minuto

10:45 - 21/10/16 por Lusa

Cultura Música

Ludger Lohmann abre hoje o certame, na Igreja do Colégio, no Funchal, apresentando "De Roma a Leipzig: mestres e discípulos. De Frescobaldi a Bach".

"Ludger Lohmann é uma das mais proeminentes figuras do ensino do órgão na Alemanha, e vai oferecer-nos um recital que tira partido da versatilidade do grande órgão da Igreja do Colégio, uma viagem pela Europa dos séculos XVII e XVIII, explorando as sucessivas transformações do idioma musical e as relações entre mestres e discípulos", disse à Lusa João Vaz.

Em declarações à agência Lusa, o organista realçou que a ilha da Madeira apresenta "uma paisagem organística diversificada, que inclui instrumentos de fatura portuguesa setecentista, como as igrejas Matriz de Machico e do Colégio, e os conventos de Santa Clara e do Bom Jesus, no Funchal, órgãos importados de Inglaterra ao longo do século XIX, casos da Sé, igrejas de São Pedro e de São Martinho, também no Funchal, e ainda a Matriz de Porto da Cruz, e um novo instrumento construído em 2008, para a Igreja do Colégio, no Funchal".

Na opinião do organista, "a Madeira permite a apresentação de um repertório diversificado".

Do cartaz do Festival deste ano, o responsável salientou a participação de "organistas de reputação internacional, como Ludger Lohmann, Albrecht Koch, Frank van Wijk ou Jesús Gonzálo López, juntamente com artistas ou agrupamentos portugueses, como a Orquestra Clássica da Madeira, o Coro de Câmara da Madeira ou a Capella Patriarchal, que oferecem programas variados que vão dos recitais a solo aos concertos com coro ou orquestra, da polifonia renascentista à música do século XX, de Bach à música para crianças".

O segundo concerto do certame, no sábado, realiza-se na Sé do Funchal, com o organista Tiago Ferreira, e a Orquestra Clássica da Madeira, sob a direção do maestro Norberto Gomes, que interpretam as "Sonatas de igreja", de Mozart.

No domingo, às 18:00, na igreja de Nossa Senhora de Guadalupe, em Porto da Cruz, e na segunda-feira, às 21:30, na igreja de São Pedro, no Funchal são interpretadas as "Canções sacras", de Rheiberger, pelo barítono Armando Possante, acompanhado pelo organista António Esteireiro.

Na Galeria da secretaria regional do Turismo e Transportes, durante o certame, está patente a exposição "A paisagem organística da Madeira", que apresenta "o programa de recuperação e valorização do património organístico, desenvolvida pela Região Autónoma ao longo dos últimos vinte anos, sendo visível no restauro de quase uma dezena de órgãos históricos, no registo fonográfico desses instrumentos, na construção do grande órgão da Igreja do Colégio, na publicação do inventário Órgãos das Igrejas da Madeira e na realização do Festival de Órgão da Madeira", sublinhou o músico à Lusa.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório