Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 19º

Encontro 'Poesia a Sul' leva poemas a espaços públicos de Olhão

A segunda edição do festival 'Poesia a Sul' vai levar momentos de poesia a espaços públicos da cidade de Olhão, a partir de sexta-feira, mas o programa também inclui palestras, exposições, música e apresentações de livros.

Encontro 'Poesia a Sul' leva poemas a espaços públicos de Olhão
Notícias ao Minuto

19:25 - 20/10/16 por Lusa

Cultura 2.ª Edição

A edição deste ano, que decorre durante dez dias, até 31 de outubro, assume uma dimensão internacional, incluíndo, pela primeira vez, autores convidados de países exteriores à Península Ibérica, como o Vietname, Marrocos, Chile, Espanha, Brasil e França, explicou à Lusa o presidente da autarquia.

"Este é o ano da consolidação como o grande evento de poesia a sul do país e, também, o ano da internacionalização", referiu António Pina, sublinhando que o encontro internacional permitirá levar poesia aos mercados municipais, restaurantes e espaços de diversão noturna da cidade.

A iniciativa arranca na tarde de sexta-feira com a apresentação da obra 'Oito Livros de Oito Poetas', de Fernando Cabrita, prosseguindo com a inauguração de duas exposições, de desenho e escultura, da autoria de Joana Rosa Bragança e Alberto Germán, no Auditório Municipal de Olhão.

Nessa noite, o auditório será palco de uma performance de "spoken word" (em tradução livre, palavra falada) intitulada '12 Canções Faladas e 1 Poema Desesperado', protagonizada pelo poeta e declamador Napoleão Mira, em conjunto com os Reflect, espetáculo com entrada livre.

A encerrar o dia inaugural do Poesia a Sul, a partir das 23:30, o Cantaloupe Café, nos mercados municipais, é o cenário escolhido para uma leitura de poemas por Adão Contreiras, Pedro Tavares, Mario Rodriguez, Eladio Orta, Raquel Zarazaga, Adília César, Marco Mangas e João Miguel Pereira, acompanhada pela música do poeta, escritor e músico Fernando Pessanha.

No sábado às 15h00 está prevista a realização de uma palestra por Fernando Cabrita, subordinada ao tema 'The Waste Land, de T.S. Elliot -- O Grande Poema do Séc. XX', no Museu Municipal de Olhão.

Uma hora mais tarde, no mesmo espaço, decorre outra palestra, conduzida por Augusto Thassio de Los Infantes, poeta, historiador, conferencista e pintor espanhol, que vai falar sobre 'A Vida e Morte de Miguel Hernandez'.

A partir das 17h30 haverá leituras de poemas no Cantaloupe Café, por Raquel Zarazaga e Mario Rodriguez, e às 18h30, na Galeria Sul, Sol e Sal decorre um debate cujo tema é 'A Poesia e o Ensino', com a participação dos professores Anabela Batista, Nélia Estevão, Paulo Penisga e Pedro Oliveira Tavares.

O jantar, a partir das 20h00, será subordinado ao tema 'Poesia Erótica à Mesa' e, a partir das 22h30, haverá uma 'jam session' protagonizada por Luís Ene, mestre da escola minimalista e da poesia em prosa, e pelo romancista, ator e declamador Paulo Moreira.

O II Encontro Internacional Poesia a Sul é uma oportunidade para poetas de diversas origens e linguagens se encontrarem, para dez dias de intercâmbio e partilha, conclui a autarquia.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório