Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

Maria Pinto de Matos vai acumular direções de dois museus

A museóloga Maria Antónia Pinto de Matos vai acumular as direções do Museu Nacional do Azulejo e do Museu da Presidência da República, em Lisboa, indicou hoje fonte da Direção-Geral do Património Cultural (DGPC).

Maria Pinto de Matos vai acumular direções de dois museus
Notícias ao Minuto

21:22 - 20/10/16 por Lusa

Cultura DGPC

O despacho da nomeação de Maria Antónia Pinto de Matos, para diretora do Museu da Presidência da República, tinha sido publicado em Diário da República, a 13 de outubro, para assumir um cargo anteriormente ocupado por Diogo Gaspar, cuja comissão de serviço terminava a 30 de setembro.

Diogo Gaspar foi suspenso de funções no verão passado, por suspeita de crimes de tráfico de influência, falsificação de documento, peculato, peculato de uso, participação económica em negócio e abuso de poder.

Contactada pela agência Lusa sobre quem assumiria a direção do Museu Nacional do Azulejo, a assessoria de imprensa da DGPC indicou que Maria Antónia Pinto de Matos vai acumular os dois cargos, situação prevista na lei.

Questionada sobre se mais algum diretor de museus da tutela se encontra na mesma situação, a mesma assessoria de imprensa respondeu que "não há nenhum outro caso idêntico na DGPC".

No despacho da Presidência da República, n.º 12334/2016 de 30 de setembro, publicado no DR 2.ª Série -- nº 197 de 13 de outubro, indica-se que, "nos termos do artigo 16.º do Estatuto do Pessoal Dirigente dos Serviços e Órgãos da Administração Central, Local e Regional do Estado, o cargo é exercido em acumulação com o atualmente exercido pela nomeada, do mesmo nível e grau, sem acumulação das respetivas remunerações base, não havendo, por este motivo, encargos da Presidência da República com pagamento da remuneração base".

Interinamente, a direção do Museu da Presidência da República estava a ser assumida por Jorge Inácio Gonçalves.

De acordo com a Procuradoria-Geral da República, o inquérito da operação "Cavaleiro", que envolve Diogo Gaspar, investiga "suspeitas de favorecimento de interesses de particulares e de empresas com vista à obtenção de vantagens económicas indevidas e suspeitas de solicitação de benefícios como contrapartida da promessa de exercício de influência junto de decisores públicos".

Maria Antónia Pinto de Matos, 63 anos, licenciada em História, é diretora do Museu Nacional do Azulejo desde 2008, e está nomeada agora por um período de três anos.

Entre cargos anteriores assumidos, foi diretora da Casa Museu Dr. Anastácio Gonçalves e do antigo Instituto Português de Museus.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório