Amadora BD anuncia finalistas dos Prémios Nacionais de Banda Desenhada

'As Aventuras de Fernando Pessoa', 'Kong the King' e 'O Poema Morre', em conjunto com 'Tudo Isto é Fado' e 'Os Vampiros' são os nomeados para melhor álbum português, no âmbito do Festival Internacional de Banda Desenhada da Amadora.

© Global Imagens
Cultura lISBOA

Segundo um comunicado do Amadora BD hoje divulgado, os cinco nomeados em cada categoria dos Prémios Nacionais de Banda Desenhada, surgida no último ano, estão sujeitos a nova votação e a lista de vencedores será divulgada no dia 29, quando da entrega dos prémios.

PUB

Miguel Moreira e Catarina Verdier são os autores de 'As Aventuras de Fernando Pessoa', que aborda os heterónimos do escritor, Osvaldo Medina assina 'Kong The King', inspirada na personagem cinematográfica, enquanto Nuno Saraiva concebeu 'Tudo Isto É Fado!', homenagem a intérpretes e lugares do fado.

Filipe Melo e Juan Cavia, os criadores de Dog Mendonça e Pizzaboy, juntaram-se de novo para fazer 'Os Vampiros', BD que evoca a Guerra Colonial na Guiné-Bissau, e David Soares e Sónia Oliveira abordam a guerra em 'O Poema Morre'.

O Festival Internacional de Banda Desenhada da Amadora, Amadora BD, tem lugar desde 1990 e a 27.ª edição realiza-se a partir de sexta-feira, até 06 de novembro. O concurso, patrocinado pela autarquia, tem por objetivo distinguir os melhores trabalhos realizados ao longo do ano.

Além de melhor álbum português, estão a concurso para outras categorias, como melhor argumento, melhor desenho, melhor álbum em língua estrangeira ou melhor fanzine, entre outras, também com diferentes nomeados.

O festival da Amadora é o principal do género em Portugal e um dos mais importantes a nível europeu, de acordo com a organização. Destina-se a promover a banda desenhada e as artes que lhe são próximas, como o cartoon, a ilustração ou o cinema de animação.

 

COMENTÁRIOS REGRAS DE CONDUTA DOS COMENTÁRIOS