Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 21º

Acesso Cultura debate acessibilidade da comunicação e lança novo prémio

A Associação Acesso Cultura vai debater hoje, em Lisboa, no encontro anual, a importância dos conteúdos e da acessibilidade da linguagem para os públicos do setor, e lançará um novo prémio.

Acesso Cultura debate acessibilidade da comunicação e lança novo prémio
Notícias ao Minuto

08:29 - 17/10/16 por Lusa

Cultura Gulbenkian

De acordo com fonte da organização, trata-se da conferência anual da associação, decorre entre as 09:30 e as 18:00, na Fundação Calouste Gulbenkian, e tem como título 'O quê? E então? - Relevância dos conteúdos e acessibilidade da linguagem'.

Criada em 2013, a Acesso Cultura, associação cultural, promove iniciativas sobre a acessibilidade à criação artística nos aspetos físicos, social e intelectual, e entrega anualmente um conjunto de prémios com o objetivo de distinguir entidades que apliquem boas práticas nesta área.

Neste encontro anual, a entidade vai anunciar a abertura das candidaturas a um novo prémio, o Prémio Acesso Cultura - Linguagem Acessível, como forma de criar motivação adicional para estudar e implementar as boas práticas neste aspeto particular da acessibilidade.

Entre os participantes do encontro vão estar Martine Gosselink, diretora do Departamento de História do Rijksmuseum em Amsterdão, na Holanda, e Dany Louise, autora do livro 'Interpretation Matters', e consultora do Arts Council England.

Em discussão vão estar dois painéis: um sobre a relevância dos conteúdos e a acessibilidade da linguagem, que contará com a participação de José Alberto Ribeiro, diretor do Palácio Nacional da Ajuda, Joana Lobo Antunes, do Instituto de Tecnologia Química e Biológica, Filipa Oliveira, da Fundação Eugénio de Almeida, e Cristina Perpétuo, do Museu de Évora.

O segundo painel, dedicado à linguagem simples, contará com a participação de Célia Sousa, do Instituto Politécnico de Leiria, especialista em comunicação aumentativa, Ângelo Merayo, do Conselho Português para os Refugiados, Joana Sousa Monteiro, do Museu de Lisboa, e Raquel Barata, do Museu Nacional de História Natural e da Ciência.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório