O concerto, que "junta duas gerações de instrumentistas, João Torre do Valle na guitarra portuguesa, e Bernardo Saldanha, na viola de fado", realiza-se no auditório do Museu do Fado, em Lisboa, pelas 19:00.
Do programa fazem parte, entre outras peças, "Variações nostálgicas", José Nunes, "Variações em ré menor", de António Almeida Santos, "Valsa peruana - Canção da primavera", de Francisco Filipe Martins, e "Confidências à guitarra", de Raul Nery.
João Torre do Valle é, segundo nota da AGPF, "um veterano guitarrista, com várias décadas de atuações em Portugal e no estrangeiro, quer como solista, quer no acompanhamento de fado, foi o primeiro professor de Guitarra Portuguesa da Escola de Música do Conservatório Nacional".
Bernardo Saldanha é "uma jovem promessa da viola de fado", segundo a AGFP. "Embora muito novo, as suas qualidades de instrumentista têm vindo a ser notadas no meio fadista, com crescentes solicitações para participar no acompanhamento do fado".
Do recital constam ainda peças de Armandinho e José Nunes e outras com arranjos de Torre do Valle, disse à Lusa o presidente da AGPF, Nuno Siqueira.
A AGPF, uma associação sem fins lucrativos, conta iniciar ainda este ano a publicação de uma coleção dedicada exclusivamente a poetas do fado.
O poeta Isidoro Maria d'Oliveira, autor de "Saltibancos", que o fadista João Ferreira-Rosa gravou no Fado Corrido, será primeiro nome desta coleção, a sair "já em novembro", adiantou à Lusa Nuno Siqueira, que preside aos destinos da AGPF, desde abril último.