Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 18º

Companhia de Teatro de Braga vai homenagear Mesquita Machado

O antigo autarca Francisco Mesquita Machado é uma das seis personalidades que a Companhia de Teatro de Braga (CTB) vai homenagear a 21 de outubro, no sarau de encerramento das comemorações do seu 35.º aniversário, foi hoje anunciado.

Companhia de Teatro de Braga vai homenagear Mesquita Machado
Notícias ao Minuto

16:14 - 13/10/16 por Lusa

Cultura Autarca

Marcado para o Theatro Circo e hoje apresentado em conferência de imprensa, o sarau incluirá ainda um concerto de Jorge Palma e do seu filho Vicente Palma.

A CTB resultou de uma estrutura profissional de teatro criada em 1980 no Porto, denominada Cena.

No âmbito de um projeto artístico e de um protocolo estabelecido com a Câmara de Braga, aquela estrutura mudou-se, em 1984, para esta cidade e mudou também o nome, passando a chamar-se Companhia de Teatro de Braga.

Agora, no encerramento das comemorações do seu 35.º aniversário, a CTB vai homenagear Mesquita Machado, por, enquanto presidente da Câmara de Braga, ter ajudado na criação de condições para que a companhia "fosse oferecida" à cidade.

Homenageada será também a atriz Ana Bustorff, que Rui Madeira, diretor da CTB, classificou como "uma mulher da casa", já que participou em "imensos espectáculos" da companhia e faz parte do seu Conselho Artístico.

Serão ainda homenageados o artista plástico e cenógrafo Alberto Péssimo, o ex-produtor José Casimiro Ribeiro, o técnico de palco Fernando Gomes e o empresário José Teixeira, presidente do grupo dst, "que é mecenas da CTB desde a sua origem".

"Será um tempo de homenagem a seis das muitas personalidades que, ao longo dos 35 anos, no âmbito das suas responsabilidades políticas, empresariais, profissionais, artísticas ou outras, muito contribuíram para o êxito deste projeto", referiu Rui Madeira.

Disse ainda que a escolha de Jorge Palma para o concerto de encerramento tem a ver com o facto de se tratar de um "artista e amigo" que ao longo dos anos "tem colaborado como músico, ator e compositor em vários espectáculos da CTB".

Ao longo dos seus 35 anos, a CTB levou a cabo 4.300 representações em Portugal e no estrangeiro, envolvendo 600 artistas nacionais e internacionais e tendo contado mais de 600 mil espetadores.

Trabalham permanentemente nos seus quadros artísticos, técnicos e de gestão 22 pessoas, das quais 17 têm formação académica superior.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório