Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 17º

Dario Fo foi "um dos mais importantes dramaturgos do nosso tempo"

O ministro da Cultura, Luís Filipe de Castro Mendes, disse que Dario Fo, hoje falecido aos 90 anos, foi "um dos mais importantes dramaturgos do nosso tempo, inquieto e inconformista".

Dario Fo foi "um dos mais importantes dramaturgos do nosso tempo"
Notícias ao Minuto

12:34 - 13/10/16 por Lusa

Cultura Luis Filipe

"A morte de Dario Fo é uma grande perda -- para a literatura, mas também para a sociedade, retratada com mestria na sua sátira. Foi um dos mais importantes dramaturgos do nosso tempo, inquieto e inconformista, num desafio permanente aos leitores, espectadores e até aos atores que levavam à cena os seus textos", afirmou Luís Filipe de Castro Mendes, numa declaração à agência Lusa.

O Prémio Nobel da Literatura, que recebeu em 1997, veio consagrar a escrita de teatro, acrescentou o ministro.

Dario Fo morreu hoje, aos 90 anos, noticiaram vários jornais italianos.

O dramaturgo morreu precisamente no dia em que se verificou a atribuição do Prémio Nobel da Literatura 2016.

O autor estava internado num hospital de Milão, no norte de Itália, há alguns dias, devido a problemas respiratórios, avançaram os meios italianos de comunicação, citados pela agência espanhola Efe.

O dramaturgo e ator nasceu a 24 de março de 1926, no município de Santiago, província de Varese (norte) e, apesar de ter estudado pintura e arquitetura, ficou conhecido pela faceta de dramaturgo, que lhe valeu o Nobel da Literatura em 1997.

Durante a carreira, esteve acompanhado pela mulher, a atriz Franca Rame, que morreu em 2013, e com a qual formou um binómio intelectual consagrado essencialmente a um teatro político e satírico através do qual narraram os problemas da sociedade do seu tempo.

Ao longo da carreira publicou mais de cem obras teatrais, que ele próprio interpretava, entre outros numerosos livros.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório