Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
22º
MIN 12º MÁX 24º

Eduardo Lourenço e Plantu recebem Prémio Europeu Helena Vaz da Silva

O ensaísta português Eduardo Lourenço e o cartoonista francês Plantu recebem hoje, na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, o Prémio Europeu Helena Vaz da Silva para a Divulgação do Património Cultural.

Eduardo Lourenço e Plantu recebem Prémio Europeu Helena Vaz da Silva
Notícias ao Minuto

07:23 - 10/10/16 por Lusa

Cultura Distinção

O galardão é repartido entre Eduardo Lourenço, 93 anos, e Jean Plantureux, 65 anos, conhecido como Plantu, pelo contributo "para a promoção dos valores europeus, da tolerância e da paz", segundo a organização.

No entender do júri, ambos "têm demonstrado, ao longo dos anos, um compromisso corajoso e contínuo para tornar mais clara a atualidade, e mais fácil a reflexão sobre a sociedade e a defesa do património de valores".

Na cerimónia estarão presentes o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, o presidente da Fundação Calouste Gulbenkian, Artur Santos Silva, a presidente do Centro Nacional de Cultura, Maria Calado, e a secretária-geral da Europa Nostra, Sneska Quaedvlieg-Mihailovic.

A propósito do prémio, será inaugurada uma exposição de desenhos de Plantu.

O Prémio Europeu Helena Vaz da Silva, que adopta o nome da jornalista, deputada europeia e ativista, falecida em 2002, foi criado em 2013 pelo Conselho Nacional de Cultura, em parceria com a organização Europa Nostra e com o Clube Português de Imprensa.

Em edições anteriores, o prémio foi atribuído ao escritor italiano Claudio Magris, ao romancista turco Orhan Pamuk e ao músico e maestro catalão Jordi Savall.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório