Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

Retrospetiva mostra fotografias inéditas de Afonso Chaves em Lisboa

Uma retrospetiva inédita da obra fotográfica em estereoscopia, do naturalista açoriano Francisco Afonso Chaves (1857-1926), vai ser inaugurada na quarta-feira no Museu Nacional de Arte Contemporânea - Museu do Chiado, em Lisboa.

Retrospetiva mostra fotografias inéditas de Afonso Chaves em Lisboa
Notícias ao Minuto

11:08 - 09/10/16 por Lusa

Cultura Museu do Chiado

'A Imagem Paradoxal. Francisco Afonso Chaves', é o título desta exposição cujo espólio pertence maioritariamente ao Museu Carlos Machado, em Ponta Delgada, e à família do naturalista.

De acordo com o Museu do Chiado, devido ao extenso trabalho fotográfico de Afonso Chaves, o projeto expositivo reúne três exposições complementares: a primeira, que será inaugurada no Museu do Chiado, e as outras duas no Museu Nacional de História Natural e da Ciência, em Lisboa, e no Museu Carlos Machado, em Ponta Delgada, em 2017.

Segundo o museu de Lisboa, este conjunto de exposições é o resultado e uma aprofundada investigação levada a cabo por Victor dos Reis, com a colaboração de outros investigadores nacionais e internacionais.

O papel de Francisco Afonso Chaves no desenvolvimento científico em Portugal é considerado fundamental pelos especialistas, sobretudo devido aos seus vastos interesses, desde a biologia, à geologia, à geofísica, à vulcanologia, à sismologia, e à meteorologia.

A exposição tem curadoria de Victor dos Reis e Emília Tavares, que sublinham "o caráter cosmopolita e moderno da vida do naturalista terem contribuído para ampliar o interesse da sua obra, desconhecida do público e ausente da história da fotografia portuguesa".

"As suas imagens estereoscópicas constituem um vasto álbum inédito sobre aspetos científicos, mas também revelam o fotógrafo inquieto e cativado pelos acontecimentos, pela natureza, pelo puro deleite das formas do mundo, pelos instantâneos sociais, pela fotografia de viagens ou pela natureza mágica da imagem mecânica", descrevem os curadores numa nota de imprensa.

Viajante incansável, Afonso Chaves fotografou de forma constante e compulsiva e as suas imagens estereoscópicas constituem um álbum inédito sobre aspetos científicos, "mas também revelam o fotógrafo inquieto e cativado pelos acontecimentos, pela natureza, pelo puro deleite das formas do mundo, pelos instantâneos sociais, pela fotografia de viagens ou pela natureza mágica da imagem mecânica".

A exposição resulta de uma parceria entre o Museu do Chiado, em parceria com o Museu Carlos Machado e o Museu Nacional de História Natural e da Ciência, com o objetivo de estudar e divulgar a fotografia portuguesa do século XIX, revelando os seus criadores.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório