Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Olhares do Mediterrâneo premeia 'Les Messagers' e 'Pirates of Salé'

Os documentários 'Les Messagers' e 'Pirates of Salé', ambos passados em Marrocos, venceram o prémio de melhor longa-metragem do Festival Olhares do Mediterrâneo - Cinema no feminino, revelou hoje a organização.

Olhares do Mediterrâneo premeia 'Les Messagers' e 'Pirates of Salé'
Notícias ao Minuto

22:13 - 03/10/16 por Lusa

Cultura Festival

'Les Messagers', de Hélène Crouzillat e Laetitia Tura, com testemunhos de migrantes que ficaram retidos em Marrocos, foi eleito a melhor longa-metragem pelo júri do festival.

O voto do público do festival foi para 'Pirates of Salé', de Rosa Rogers e Merième Addou, sobre a vida dos jovens que procuram trabalho no Circo Shems'y, perto de um bairro pobre de Marrocos.

Nesta terceira edição, o prémio 'Travessias' foi atribuído a 'Luoghi Comuni', de Angelo Loy, sobre os problemas de integração de uma família egípcia em Roma.

'Geule de Loup', ficção de Alice Vial sobre a solidão de uma menina, que vive com a mãe numa aldeia isolada nos Alpes franceses, venceu o prémio do júri para melhor curta-metragem.

O Festival Olhares do Mediterrâneo -- Cinema no feminino ficou este ano marcado por uma grande presença de filmes relacionados com migrações e refugiados.

No âmbito do festival esteve patente uma exposição de fotografia assinada por refugiadas, migrantes forçadas e estudantes vindas de cenários de guerra residentes em Portugal.

A edição de 2017 do Festival Olhares do Mediterrâneo está já marcada novamente para o cinema São Jorge, em Lisboa, de 28 de Setembro a 1 de Outubro.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório