Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 23º

Castelo da Feira com três dias de visitas encenadas

Santa Maria da Feira assinala sexta-feira o Dia Nacional dos Castelos com visitas encenadas gratuitas ao ex-líbris da cidade, que no fim de semana também disponibilizará essa forma de acesso ao monumento, mas já ao preço de três euros.

Castelo da Feira com três dias de visitas encenadas
Notícias ao Minuto

12:18 - 03/10/16 por Lusa

Cultura Dia dos Castelos

A iniciativa resulta da parceria entre a Câmara Municipal e a Comissão de Vigilância do Castelo da Feira, que de sexta-feira a domingo proporcionam assim ao público uma oportunidade para encontrar no castelo recursos complementares usualmente só disponíveis durante a recriação histórica "Viagem Medieval" e o parque temático natalício "Perlim".

Fonte da autarquia explicou que a iniciativa vai "transportar os visitantes pelas estórias e memórias, lendas e segredos do Castelo da Feira, com personagens de outros tempos que ali viveram ou por ali passaram em momentos marcantes da História local e nacional".

As visitas encenadas começam na Porta Barbacã e percorrem depois "os espaços e episódios mais marcantes de um monumento que tem origens anteriores à própria nacionalidade e guarda muitas memórias que a maioria dos visitantes desconhece".

Nesse roteiro serão abordadas as diferentes funções que o castelo desempenho ao longo dos séculos, já que foi "castro de ocupação romana, baluarte contra as invasões normandas, forte militar na época da Reconquista, sede de região militar, centro político que levou à independência de Portugal e também residência de famílias reais e nobres".

Na sexta-feira à tarde, o acesso só está disponível às turmas do 4.º ano das escolas do concelho, mas, à noite, o castelo abre-se ao público em geral e, além do percurso encenado, também acolhe, na sua capela, o concerto de música erudita "Amor humano e divino no alvor da era barroca", por Ana Vieira Leite (soprano), Patrícia Silveira (mezzosoprano) e Hugo Sanches (tiorba).

Já no fim de semana, o acesso é permitido ao público em geral, mas implica a aquisição de um bilhete ao preço normal e também a inscrição prévia através do site http://bit.ly/visenc, já que a lotação de cada sessão está limitada a 50 pessoas. No sábado as visitas encenadas estão previstas para as 15:00 e as 21:30; no domingo, decorrem às 15:00.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório