Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 8º MÁX 15º

Obras de compositores portugueses estreiam no Dia Mundial da Música

O Dia Mundial da Música é celebrado no sábado com diversas iniciativas em todo o país, entre elas, estreias de peças de compositores portugueses e uma homenagem ao pianista Vianna da Motta em Lisboa.

Obras de compositores portugueses estreiam no Dia Mundial da Música
Notícias ao Minuto

18:54 - 30/09/16 por Lusa

Cultura Lisboa

A Orquestra Clássica do Sul (OCS), sob a direção de Rui Pinheiro, estreia 'Sospirando Silhouettes', de Bruno Gil, no Teatro das Figuras, em Faro, uma peça que é dedicada à orquestra pelo compositor.

Nos arredores de Lisboa, em Carnaxide, a Orquestra de Câmara de Cascais e Oeiras dirigida pelo maestro Nikolav Lalov, toca no pelas 18:00 no Auditório Municipal Ruy de Carvalho, e estreando a Sinfonieta N.º 1 para orquestra clássica, de Carlos Garcia.

Em Torres Vedras, a Orquestra Ciudad de Granada sobe ao palco do Cine-Teatro local, para estrear a versão para soprano e orquestra do ciclo vocal "Livro de Florbela" (opus 42b).

A versão para orquestra de 'Livro de Florbela', a partir da poesia de Florbela Espanca, de Nuno Côrte-Real, é composta por sete partes: 'Exaltação', 'Árvores', 'Os versos que te fiz', 'Este livro', 'Num postal', 'Cinzento' e 'À morte'.

Além da composição de Côrte-Real, a Orquestra Ciudad Granada interpretará a abertura 'Egmont', em fá menor, de Beethoven e o 'Concerto para violino e orquestra, em ré menor' - 'In kräftigem, nicht zu schnellem tempo', 'Langsam' e 'Lebhaft, doch nicht schnell' -, de Schumannn.

Em Lisboa, no cemitério dos Prazeres, para onde foi recentemente traladados os restos mortais de José Vianna da Motta (1868-1948) é realizada uma homenagem ao pianista e compositor, que conta com a participação da soprano Elvira Archer, que fará a evocação do músico, de Maria José Borges, da escola de Música do Conservatório Nacional, e o Quarteto Lacerda interpretará o Quarteto em Sol Maior, de Vianna da Motta.

No Palácio de Queluz, antiga residência de verão da família real, no sábado inicia-se o III Ciclo Noites de Queluz -- Tempestade e Galanterie, com a estreia moderna da serenata 'L'Endimione', de Niccolò Jommelli, pela pela orquestra Divino Sospiro, sob a direção de Mazzeo, e com a meio-soprano Lucia Napoli e as sopranos Milena Georgieva, Bárbara Barradas, Margarida Pinheiro.

Em Lisboa, o projeto Thrace -- Sunday Morning Sessions, iniciativa de quatro músicos, abre o ciclo Músicas do Mundo da temporada de Música Gulbenkian, no grande auditório da Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa.

O projeto é constituído pelo violoncelista Jean-Guihen Queyras, o guitarrista, tocador de lira neste projeto, Sokratis Sinopoulos e os virtuosos do "zarb", Keyvan e Bijan Chemirani, "cujos destinos se cruzaram para criar uma música que revela a história da Europa e da bacia mediterrânica através de sonoridades que atravessam fronteiras geográficas e musicais", afirma a Fundação em comunicado.

No Porto, a Orquestra Sinfónica do Porto, sob a direção de Baldur Brönnimann, apresenta, na Casa da Música, um programa que inclui a Suite nº 2 de Daphnis et Chloé, de Maurice Ravel, 'Notations I-IV e VII', de Pierre Boulez, a peça orquestral 'Paraísos artificiais', de Luís de Freitas Branco e 'La mer', três esboços sinfónicos para orquestra, de Claude Debussy.

A este concerto assiste o ministro da Cultura, Luís Filipe de Castro Mendes.

Em Coimbra a viagem 'De Santa Clara à Fonte dos Amores', iniciativa do Coro dos Antigos Orfeonistas em que participam outros coros e músicos da cidade, celebra a efeméride

"Vamos, pelo segundo ano consecutivo, realizar um itinerário pelo património histórico de Coimbra", disse Lusa o presidente dos Antigos Orfeonistas da Universidade de Coimbra, José dos Santos Cabral.

Em Vila Nova de Gaia tem lugar um concerto pela Banda Filarmónica Musical Leverense no Auditório Municipal, e a Banda da Sociedade Filarmónica Comércio e Indústria da Amadora, sob a direção do maestro Hélder Gonçalves, atua pelas 16:00, na sala Recreios da Amadora, nos arredores de Lisboa.

Também nos arredores de Lisboa, Filipe Quaresma toca no Cine-Teatro de Sobral de Monte Agraço, às 21:30, no âmbito da programação da estrutura intermunicipal Artemrede-Teatros Associados.

Neste concerto o violoncelista apresenta o programa do seu mais recente álbum, que gravou ao vivo na Casa da Música, no Porto, em 2014, e inclui ainda a primeira suite de Johann Sebastian Bach para violoncelo solo.

Do programa consta as peças dos compositores contemporâneos, Miguel Azguime, 'Moment à l'extremement for cello and live electronics', de Carlos Azevedo, 'Labitintho', de Nuno Côrte-Real, 'A bicicleta do poeta', e de George Crumb, 'Sonata per violoncello solo'.

O ex-guitarrista dos Orphaned Land Yossi Sassi apresenta o seu mais recente CD 'Roots and roads', no Hard Club, no Porto, sendo a primeira parte dos dois concertos é garantida pela banda Earth Drive.

O músico de 41 anos é o inventor do instrumento musical "bouzoukitara" e as atuações em Portugal fazem parte da sua digressão europeia, no âmbito da qual atuará em Espanha, Alemanha e Polónia.

O Musibéria - Centro Internacional de Músicas e Danças do Mundo Ibérico,, em Serpa, no Baixo Alentejo, apresenta um concerto e uma oficina do tocador de kora, o cantor e compositor da Gâmbia, Mbye Ebrima.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório