Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 23º

'Tentações de Santo Antão' de Bosch de regresso ao Museu de Arte Antiga

O triptíco 'Tentações de Santo Antão', de Jheronymus Bosch, que esteve exposto quatro meses no Museu do Prado, em Madrid, na maior exposição dedicada ao pintor flamengo, já regressou ao Museu Nacional de Arte Antiga, em Lisboa.

'Tentações de Santo Antão' de Bosch de regresso ao Museu de Arte Antiga
Notícias ao Minuto

14:10 - 30/09/16 por Lusa

Cultura Quadro

De acordo com o gabinete de comunicação do museu, a pintura, um dos tesouros da coleção portuguesa, está a partir de hoje em exposição na Galeria de Pintura Europeia.

O tríptico 'Tentações de Santo Antão' - que raras vezes saiu de Portugal - viajou para Madrid para participar na mostra 'El Bosco: La exposición del centenário', organizada para assinalar os 500 anos da morte do pintor, e que recebeu cerca de 590 visitantes.

Contactada esta semana pela agência Lusa, fonte do departamento de comunicação do museu do Prado -- um dos mais visitados do mundo - indicou que registou uma entrada semanal média de 34.688 pessoas, 5.000 por dia.

'El Bosco: La exposición del V centenário', reuniu 75 por cento da produção do pintor, ou a ele atribuída, com muitas das suas obras-primas, nomeadamente 'O Jardim das delícias terrenas'.

Entre outras, foram mostradas 'Cristo a caminho do Calvário' (Espanha), 'Coroação de espinhos' (Reino Unido), ou o desenho 'O Homem-Árvore' (Áustria), obras que revelam figuras simbólicas, complexas e caricaturais que marcam o seu estilo.

'Tentações de Santo Antão', a obra mais importante da coleção de pintura europeia do Museu Nacional de Arte Antiga, foi incluída no conjunto exposto das obras de Bosch, e, em troca, o Prado cedeu ao museu português o autorretrato do artista alemão Albrecht Dürer (1471-1528).

Recomendados para si

;
Campo obrigatório