Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 15º

Documentários e 'curtas' no 1.º Festival de Filme do Património

Documentários e curtas-metragens vão estar em exibição em Évora, desde hoje e até domingo, no Heritales - 1.º Festival Internacional de Filme do Património, que inclui também exposições e outras atividades.

Documentários e 'curtas' no 1.º Festival de Filme do Património
Notícias ao Minuto

15:14 - 30/09/16 por Lusa

Cultura Évora

A iniciativa é promovida pelo Centro Interdisciplinar de História, Culturas e Sociedades (CIDEHUS) e pela Cátedra UNESCO em 'Património Imaterial e Saber-Fazer Tradicional', da Universidade de Évora.

O festival, explicou hoje à agência Lusa Sónia Bombico, da organização, é essencialmente dedicado aos documentários e curtas-metragens e pretende "promover um pouco o mercado que tem vindo a surgir em Portugal de criação de filmes documentais sobre o património".

"É aberto a todo o género de património cultural e o objetivo é ajudar a promover esse género de produção em Portugal", não só com a exibição de documentários nacionais, mas também com "alguns exemplos estrangeiros", acrescentou.

Inserido nas comemorações dos 30 anos de Évora como Património Mundial, pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultural (UNESCO), o evento quer mostrar na cidade alentejana, através desta vertente audiovisual, "outras coisas que, não sendo locais ou da região, também são património da humanidade", disse.

Com a iniciativa, "queremos proporcionar uma discussão em volta dos filmes e do património, sobre como é que este se documenta e se transmite à população", sublinhou Sónia Bombico.

O festival arranca às 18:00 de hoje, com a inauguração da exposição fotográfica 'Rota da Seda', de José Luís Santos, no Palácio Vimioso, seguindo-se, uma hora depois, a primeira sessão de exibição de curtas-metragens, no Convento dos Remédios.

À noite, no Auditório Soror Mariana, é mostrado o documentário 'Mar de Sines', realizado por Diogo Vilhena e dedicado aos pescadores deste concelho da costa alentejana, galardoado recentemente com o prémio de Melhor Filme Etnográfico do Festival Internacional do Filme Etnográfico do Recife, no Brasil.

A primeira jornada da iniciativa termina com a segunda sessão de curtas-metragens e o Jogo Contrabando -- Rotas do Café, num bar da cidade de Évora.

Três documentários, intitulados 'Esperpentos', de José Luis García Sánchez, 'Cante e Chocalhos', de Paulo Lima e David Mira, e 'O Pão e o Vinho', de Ricardo Costa, vão ser exibidos no sábado, os primeiros dois na Sociedade Harmonia Eborense e o último na Igreja de São Vicente.

A 3.ª sessão de curtas-metragens e a inauguração da exposição 'Kani Shaie', de Martino Correia, Ricardo Cabral e André Tomé, e da instalação 'Alchimia', de Pedro Alves da Veiga, na Sociedade Harmonia Eborense, são os outros destaques do segundo dia.

No domingo, o 1.º Festival Internacional de Filme do Património ainda contempla uma sessão de exibição de curtas-metragens para crianças e a cerimónia oficial de encerramento, no Convento dos Remédios.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório