Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 8º MÁX 15º

Serenata 'L'Endimione', de Jommelli, abre ciclo de música em Queluz

A estreia moderna da serenata 'L'Endimione', de Niccolò Jommelli, abre no domingo, o III Ciclo Noites de Queluz -- Tempestade e Galanterie, no Palácio de Queluz, nos arredores de Lisboa, que inclui um recital pela pianista Gabriela Canavilhas.

Serenata 'L'Endimione', de Jommelli, abre ciclo de música em Queluz
Notícias ao Minuto

21:11 - 29/09/16 por Lusa

Cultura III Ciclo Noites

"Este ciclo de música é uma pequena contribuição, uma luz aparentemente escondida que atravessa a cortina, onde a interpretação de grandes obras da cultura ocidental é complementada com a apresentação moderna de mais uma obra recuperada do património musical associado ao Palácio de Queluz: a serenata 'L'Endimione' de Jommelli', sublinha, em comunicado, o maestro Massimo Mazzeo, diretor artístico do ciclo.

A estreia está agendada para às 21h30, na sala do Trono do Palácio, pela orquestra Divino Sospiro, sob a direção de Mazzeo, e com a meio-soprano Lucia Napoli e as sopranos Milena Georgieva, Bárbara Barradas, Margarida Pinheiro. A serenata 'L'Endimione', de Jommelli, com libreto de Pietro Metastasio foi escutada em Queluz em 1780.

A ex-ministra da Cultura, Gabriela Canavilhas, com a orquestra Concerto Moderno, sob a direção de César Viana, apresentam o concerto-palestra 'Um compositor português no tempo de Napoleão', dedicado a João Domingos Bomtempo (1775-1842), no dia 21 de outubro, na sala do Trono.

A programação do ciclo inclui, no dia 08, o recital por Vittorio Ghielmi, em viola da gamba, e Florian Birsak, no pianoforte, intitulado 'O crepúsculo da viola da gamba', na sala da Música do Palácio, constituído por obras de Carl Friedrich Abel, Johann Christian Bach, Andreas Lidl, Muzio Clementi e Carl Philipp Emanuel Bach.

No dia 14, também na sala da Música, o agrupamento alemão Compagnia di Punto apresenta 'Dois grandes e um pequeno mestre', que é composto por obras de Antonio Rosetti, Franz Joseph Haydn e Wolfgang Amadeus Mozart.

Rogério Rodrigues, músico português radicado na Holanda, especialista em pianos históricos, apresenta no dia seguinte, na sala da Música, o recital "Dois virtuoses do pianoforte e um lusitano em Paris", com obras de Mozart, Muzio Clementi e João Domingos Bomtempo.

O violinista italiano Giuliano Carmignola atua com a Orquestra da Accademia dell'Annunciata e Riccardo Doni (cravo e direção musical), e apresenta, no dia 20, na sala do Trono, o concerto 'Um virtuose italiano na Inglaterra georgiana', com obras de Johann Christian Bach, Carl Philipp Emanuel Bach, Felice Giardini e Carl Friedrich Abel.

No dia 22, o violinista regressa à sala do Trono para apresentar 'Um serão com Beethoven', também acompanhado pela Accademia dell'Annunciata e pela Divino Sospiro, sob a direção musical de Massimo Mazzeo.

'Um passeio pelo Classicismo europeu' é o mote da noite do dia 28, na sala da Música, pelo Helianthus Ensemble, composto por Laura Pontecorvo (flauta), Iskrena Yordanova (violino), Marco Ceccato (violoncelo) e Guido Morini (cravo), que interpretará obras de Tommaso Giordani, Giovanni Battista Costanzi, Joseph Haydn, Franz Danzi e Mozart.

O trio La Gaia Scienza encerra o ciclo, no dia 29 com o recital 'Três trios da trindade vienense', que apresentará obras de Haydn, Mozart e Beethoven. O trio La gala Scienza é formado por Federica Valli (pianoforte), Stefano Barneschi (violino) e Paolo Beschi (violoncelo).

Recomendados para si

;
Campo obrigatório