Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 13º MÁX 24º

Coreografia de Victor Hugo Pontes 'Uníssono' estreia no São Luiz

O espetáculo 'Uníssono', uma nova criação de Victor Hugo Pontes, que aborda o ritual e o caráter único de uma criação artística, estreia na sexta-feira no Teatro São Luiz, em Lisboa.

Coreografia de Victor Hugo Pontes 'Uníssono' estreia no São Luiz
Notícias ao Minuto

18:08 - 29/09/16 por Lusa

Cultura Dança

A peça de dança foi composta para cinco bailarinos, tem música de Hélder Gonçalves, da banda Clã, que compõe pela primeira vez para uma espetáculo de teatro/dança.

Na nova criação, que estará no palco do São Luiz até domingo, Victor Hugo Pontes "mostra que nenhum objeto artístico é distinguível das pessoas que o compõem e que qualquer ocorrência artística é essencialmente única", segundo uma sinopse do teatro sobre o espetáculo.

"O conceito de ritual é operativo nesta peça: nas sociedades (humanas ou animais), os movimentos fundamentais são ritualizados, definindo a norma e o desvio à norma, o padrão e a inovação, a tendência e a contracultura. Mas até que ponto o ritual é representativo?", questiona o criador através desta peça.

Com direção artística de Victor Hugo Pontes, a cenografia é de F. Ribeiro, a direção técnica e desenho de luz de Wilma Moutinho, a música de Hélder Gonçalves e o apoio dramatúrgico de Madalena Alfaia.

A interpretação da coreografia é de André Cabral, Bruno Senune, Elisabete Magalhães, Teresa Alves da Silva e Valter Fernandes.

Nascido em Guimarães, em 1978, Victor Hugo Pontes é, desde 2009, diretor artístico da Nome Próprio - Associação Cultural, com sede no Porto.

O espetáculo resulta de uma coprodução de Nome Próprio, Teatro Municipal do Porto.Rivoli.Campo Alegre e São Luiz Teatro Municipal.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório