Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Peça 'O feio' regressa ao teatro Joaquim Benite

A peça 'O feio', do dramaturgo contemporâneo Marius von Mayenburg, sobe na quarta-feira ao palco do Teatro Municipal Joaquim Benite, em Almada, para uma temporada de 15 espetáculos dois meses depois da antestreia no 33.º Festival de Almada.

Peça 'O feio'  regressa ao teatro Joaquim Benite
Notícias ao Minuto

21:43 - 27/09/16 por Lusa

Cultura Almada

A peça acaba por se revelar uma parábola sobre a vulgarização da imagem, quando o cirurgião se deslumbra de tal forma com o resultado final da cirurgia, que acaba por criar sósias, fazendo cair o "valor comercial" do 'molde', na proporção do aumento do número do número de reproduções.

Nascido em Munique, em 1972, Marius von Mayenburg estudou alemão antigo e dramaturgia, em Berlim, trabalhou com o teatro de câmara da capital da Baviera (Münchner Kammerspiele), pertenceu à direção artística do Deutsches Theater e trabalhou com o encenador alemão Thomas Ostermeier, como como autor residente do Teatro Schaubühne, em Berlim.

A encenação de 'O feio' é do franco-italiano Toni Cafiero que, em Portugal, assinou, em 2007, "Goldoni Terminus", peça levada à cena no Teatro Nacional D. Maria II, no âmbito da Mostra Internacional de Teatro, que resultou de uma proposta do encenador a autores de três países - Portugal, Itália e Croácia -, para que escrevessem uma peça contemporânea, a partir de 'Aventuras de Camila e Arlequim', de Carlo Goldoni. Em Portugal, a tarefa coube a Rui Zink.

Cafiero formou-se na escola Jacques Lecoq, em Paris, e na Academia de Belas-Artes de Bolonha, em encenação e cenografia. Com uma carreira de mais de duas décadas, trabalhou em Espanha, França, Áustria, Estados Unidos, Croácia, Argélia, Portugal, Turquia, lecionou no Instituto de Teatro de Barcelona, nos conservatórios de Nantes, Montpellier, na Escola Nacional de Chaillot, em Paris, e na Universidade de Nova Iorque.

'O feio' volta à sala experimental do Teatro Municipal Joaquim Benite onde teve seis representações integradas na programação da 33.ª edição do Festival de Almada, que decorreu naquela cidade de 04 a 18 de julho.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório