Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 18º

Vinte anos do arquivo ANIM com filmes, debates e visitas aos cofres

Até ao final do ano, a Cinemateca Portuguesa vai celebrar os vinte anos da criação do Arquivo Nacional das Imagens em Movimento (ANIM) com ciclos de filmes restaurados, debates e visitas guiadas aos cofres e laboratórios.

Vinte anos do arquivo ANIM com filmes, debates e visitas aos cofres
Notícias ao Minuto

22:22 - 27/09/16 por Lusa

Cultura Cinemateca

O ANIM abriu portas a 06 de outubro de 1996 e a Cinemateca apresentou hoje uma programação para "por em público a importância de um arquivo fílmico" para um país. Para a Cinemateca "há um antes e um depois do aparecimento do ANIM", afirmou o subdiretor do organismo, Rui Machado.

O programa contará com a exibição de uma dezena de filmes que foram alvo de restauro analógico e digital nos últimos anos, entre os quais "A paixão dos fortes", um 'western' de John Ford de 1946, "O ladrão de Bagdad" (1940), de Michael Powell, e "A ilha dos amores" (1982), de Paulo Rocha.

No dia 27 de outubro, Dia Mundial do Património Fílmico, a Cinemateca exibirá "O sétimo selo" (1959), de Ingmar Bergman.

Ainda em outubro, a Cinemateca apresentará filmes - a maioria produções portuguesas - feitos com base em material de arquivo do ANIM, como "Fantasia Lusitana" (2010), de João Canijo, "Natureza morta" (2005), de Susana de Sousa Dias, e "Olhar o cinema português 1896-2006" (2006), de Manuel Mozos.

A Cinemateca localiza-se em Lisboa, mas os cofres e laboratórios de restauro do ANIM estão situados em Bucelas, no concelho de Loures. É lá que o ANIM abrirá portas ao público no dia 06 de outubro e organizará, nos meses de novembro e dezembro, visitas guiadas.

A 17 de outubroo, no âmbito do plano de edições em DVD, a Cinemateca editará "Margot Dias: Filmes Etnográficos (1958-1961)".

Ainda sem data anunciada, a Cinemateca fará igualmente um curso no ANIM sobre conservação e restauro analógico em cinema, uma exposição temática, lançará em DVD os filmes "Os lobos" e "Mulheres da beira", restaurados, de Rino Lupo, e fará três colóquios, sobre a existência do cinema em digital e analógico e sobre a digitalização do cinema português.

Em parceria com a Cinemateca, a RTP Memória vai exibir, nos dias 08 e 09 de outubro, as cópias digitais de três filmes restaurados nos laboratórios do ANIM: "A canção de Lisboa" (1933), de Cotinelli Telmo, "O Costa do Castelo" (1943), de Arthur Duarte, e "João Ratão" (1940), de Jorge Brum do Canto.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório