Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 8º MÁX 15º

Cinema asiático arrecada principais prémios de San Sebastián

"I'm not Madame Bovary", do realizador chinês Xiaogang Feng, recebeu hoje o prémio de melhor filme e o cineasta sul-coreano Hong Sang-soo o galardão de melhor realizador no Festival de Cinema de San Sebastián, em Espanha.

Cinema asiático arrecada principais prémios de San Sebastián
Notícias ao Minuto

21:45 - 24/09/16 por Lusa

Cultura Festival

Pela primeira vez a competir em San Sebastián, Xiaogang Feng conquistou a Concha de Ouro com uma "fábula oriental com uma forte carga política" e que foi censurada na China, escreve a agência Efe. O filme valeu a Fan Bingbing o prémio de melhor atriz.

O sul-coreano Hong Sang-soo recebeu o prémio de melhor realização por "Yourself and Yours".

O prémio de melhor representação masculina foi para o ator espanhol Eduard Fernandez pela prestação em "El hombre de las mil caras".

O público de San Sebastián elegeu "I, Daniel Blake", de Ken Loach, como o melhor filmes desta 64ª edição e a animação "Ma vie de courgette", de Claude Barras, como melhor filme europeu.

Noutras categorias competitivas, o filme "Rara", da chilena Pepa San Martín, venceu o prémio de melhor filme de temática LGBT.

O prémio Novos Realizadores, para o qual estava nomeado o filme "Porto", do realizador brasileiro Gabe Klinger e rodado no Porto, foi atribuído a "Park", de Sofia Exarchou.

O festival, que atribuiu prémiios de carreira a Sigourney Weaver e a Ethan Hawke, terminou com o filme "L'Odyssée", de Jérôme Salle sobre o explorador subaquático Jacques Cousteau.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório