Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 12º MÁX 17º

Secretário de Estado sublinha importância dos festivais de literatura

O secretário de Estado da Cultura, Miguel Honrado, sublinhou hoje em Óbidos a importância dos festivais literários no auxílio à política do Governo na promoção internacional da literatura portuguesa.

Secretário de Estado sublinha importância dos festivais de literatura
Notícias ao Minuto

18:15 - 24/09/16 por Lusa

Cultura Literatura

"Os festivais são de facto eventos muito importantes para a difusão [do livro] mas devemos associar-lhes outros mecanismos como a promoção do escritores e da literatura portuguesa em termos internacionais", afirmou Miguel Honrado em Óbidos, onde hoje procedeu à entrega do Prémio Nacional de Ilustração (PIN) 2015.

Para o secretário de Estado da Cultura "os festivais estabelecem a relação entre o público, os artistas e os intervenientes na cadeia de valor do livro", assumindo-se como "um auxílio muito efetivo à política que o Governo tem em mente".

Já no que respeita a apoios do Estado à promoção do livro noutros países, Miguel Honrado adiantou que "isso está a ser pensado" e que as medidas irão sendo divulgadas à medida que estejam aptas a ser concretizadas.

O secretário de Estado presidiu hoje em Óbidos à entrega do PIN 2015, atribuído pela Direção Geral do Livro, Arquivos e Bibliotecas (DGLAB) ao livro "Dança", da autoria do ilustrador João Fazenda.

Editado pela Pato Lógico o livro, sem palavras, conta em imagens a história de um homem que não consegue dançar, devido à rigidez do seu fato e gravata.

"Não é um livro fácil", admitiu o autor, João Fazenda, considerando que a atribuição do prémio e a aposta da editora são "um sinal de que há lugar para livros diferentes", numa área, a ilustração, que "não tem tido muita atenção".

Nascido em Lisboa, em 1979, João Fazenda venceu outros prémios nacionais e internacionais, entre os quais o Grande Prémio Stuart de Desenho de Imprensa (2007) e o prémio de excelência pela Society of News Design, dos Estados Unidos.

A comemorar a sua vigésima edição, o PIN distinguiu ainda com menções especiais o livro "Verdade", de Bernardo Carvalho (Pato Lógico) e a ilustração "Gato procura-se", feita por Yara Kono para um texto de Ana Saldanha (Editorial Caminho).

Destacou ainda, pela qualidade da ilustração, as obras "Eu quero a minha cabeça", de António Jorge Gonçalves, "A casa do Senhor Malaparte", de Joana Couceiro e "Montanha"s, de Madalena Matoso.

A entrega do prémio aconteceu após a inauguração da PIM! Mostra de Ilustração Para Imaginar o Mundo, que integra a programação do Folio -- Festival Literário Internacional de Óbidos, que decorre na vila até ao dia 2 de outubro.

A para além de ilustrações de 22 autores a exposição mostra, pela primeira vez em Portugal, os livros vencedores das 20 edições do PIN.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório