Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

Poeta José Luís Gordo é homenageado pelo cante alentejano e o fado

O poeta José Luís Gordo é homenageado hoje às 16:00 no Cineteatro D. João V, na Damaia, nos arredores de Lisboa, por cantadores de cante alentejano e fadistas.

Poeta José Luís Gordo é homenageado pelo cante alentejano e o fado
Notícias ao Minuto

10:21 - 24/09/16 por Lusa

Cultura Iniciativa

O grupo Os Alentejanos da Damaia "presta com este espetáculo uma homenagem ao poeta José Luis Gordo, que se notabilizou como letrista de vários fados", afirma em comunicado o cineteatro.

José Luís Gordo, 69 anos, natural de Vila de Frades, no Baixo Alentejo, é autor de cerca de 300 poemas, segundo dados do Museu do Fado.

No espetáculo de hoje à tarde, além d'Os Alentejanos da Damaia, grupo coral com 40 anos de atividade, participam o grupo coral da Adega Cooperativa de Vidigueira, Cuba e Alvito, o tocador de viola campaniça Pedro Mestre, os fadistas Vanessa Alves e António Pinto Bastos, e a cantora Rita Gordo.

O primeiro poema que José Luís Gordo escreveu para fado foi 'Há tanta amargura, tanta', para a fadista Beatriz Ferreira, que foi mais tarde gravado por Maria da Fé, com quem casou, e a intérprete de sucessos de sua autora como 'Cantarei até que a voz me doa', 'Senhora d'Aires', 'Sete gritos', ou 'Meu Portugal, meu amor'.

Entre os temas mais conhecidos de José Luís Gordo conta-se 'Até que a voz me doa', com música de José Fontes Rocha, criado por Maria da Fé.

O poeta publicou em 2004, com ilustrações de Eduardo Cruzeiro e de Avelino do Carmo, 'Poemas do meu fado', uma antologia que reúne parte da sua poesia, com poemas gravados e outros inéditos. Na introdução desta antologia afirma-se que José Luís Gordo é um "jogral de Lisboa".

Em 2013 publicou, com o guitarrista e compositor Arménio de Melo, '40 fados', em que cada poema seu tem uma melodia própria.

Em 1999 foi homenageado pela Casa do Fado e da Guitarra Portuguesa, atual Museu do Fado, em 2012 foi homenageado por mais de 40 anos de fado, no Teatro S. Luiz em Lisboa no espetáculo 'O fado e as palavras' e recebeu a Medalha de Ouro da Cidade de Lisboa, em agosto último pela câmara de Cascais.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório