Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 13º MÁX 24º

"Filme premiado em Los Angeles levou Tabuaço ao mundo"

O presidente da Câmara de Tabuaço, Carlos Carvalho, congratulou-se hoje com o reconhecimento internacional de que foi alvo o filme "Tábuas com História" e considerou que essa longa-metragem "levou Tabuaço ao mundo".

"Filme premiado em Los Angeles levou Tabuaço ao mundo"
Notícias ao Minuto

17:47 - 21/09/16 por Lusa

Cultura Carlos Carvalho

"Este prémio é uma satisfação enorme para nós, porque estamos a falar de um reconhecimento, de uma promoção, de uma divulgação única: é Tabuaço para o mundo. Este filme, premiado em Los Angeles, levou Tabuaço ao mundo", disse.

O filme português "Tábuas com História" conquistou o prémio de melhor filme na categoria de cinema internacional do Los Angeles Brazilian Film Festival (LABRFF).

A longa-metragem, que conta a história do Teatraço, grupo de teatro da Vila de Tabuaço, no distrito de Viseu, tinha sido selecionada para a competição internacional do festival norte-americano dedicado ao cinema brasileiro, que encerrou na terça-feira com a entrega do palmarés.

Em declarações à agência Lusa, o autarca de Tabuaço explicou que sempre acreditou que o cinema podia ser um dos principais veículos de promoção do território.

"A verdade é que, tendo sido até uma obra produzida e financiada em grande parte pela Câmara de Tabuaço, num pressuposto para além do reconhecimento óbvio daquilo que é a excelência do trabalho que o nosso grupo de teatro tem vindo a levar a cabo na última década, havia sempre um objetivo bastante acentuado e em que acreditei que tem a ver com a promoção e divulgação do nosso território", sustentou.

No seu entender, este prémio veio atestar que a sétima arte consegue fazer chegar o nome de Tabuaço, as suas paisagens, produtos e gentes a milhares de pessoas espalhadas pelo mundo.

"Acreditamos que, muito mais do que um documentário ou um vídeo promocional, o cinema até de forma inconsciente consegue fazer criar nas pessoas uma vontade incomparavelmente maior de nos visitar, quer a nós, quer à nossa região. Não é apenas uma aposta ganha da Câmara de Tabuaço, da Companhia de Teatro ou do Marcantonio del Carlo: é uma aposta ganha deste território e desta região porque durante aqueles meses de filmagens, houve um empenho e um comprometimento de toda a população", apontou.

Filmado entre o Porto e Viseu, na zona do Douro, ao longo de 2015, "Tábuas Com História" é uma longa-metragem de ficção inspirada em factos reais e foi realizada por Marcantonio del Carlo.

O filme, que começou por ser um documentário e acabou por ser transformado numa longa-metragem de ficção, narra a luta daquele grupo de teatro de Tabuaço, orientado por um ator/dentista brasileiro, contra um político que quer derrubar o antigo teatro da vila.

"Tábuas com História", segundo a produção, pretende ainda mostrar a beleza da região do Douro vinhateiro e das populações, que orgulham das suas tradições e herança histórica.

O guião, realização e produção são de Marcantonio del Carlo, a direção de fotografia e produção de Miguel Mendes de Carvalho e a edição de Tiago Guedes.

No elenco estão Marta Nunes, Beto Coville e os atores do Teatraço Bruno Silva, Diaquino Soares, Filomena Resende, Liliana Cardoso, Manuela Martins, Rui Araújo, Cláudia Martins, Maria José Carvalho, Carolina Silva, Mariana Silva, Leandro Gonçalves, Marlene Rodrigues e Paula Baltazar.

Financiado pela Câmara Municipal de Tabuaço, o filme tem produção da Mshow, Teatraço Grupo De Teatro De Tabuaço e figuração da população local.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório