Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 8º MÁX 15º

Portugueses no 49.º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro

O 49.º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, que começa hoje, exibirá a co-produção luso-brasileira "Estive em Lisboa e lembrei de você" e contará com a presença dos portugueses José Barahona e João Matos.

Portugueses no 49.º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro
Notícias ao Minuto

09:04 - 20/09/16 por Lusa

Cultura Brasil

Baseado no romance homónimo de Luiz Ruffato, a longa-metragem "Estive em Lisboa e lembrei de você", que será exibida no sábado, conta a história de um brasileiro que decide emigrar para Lisboa para recompor a vida depois de um casamento frustrado, mas que se depara com a dura realidade da imigração e com as diferenças culturais.

Esta é a primeira longa-metragem de José Barahona, um português radicado no Brasil que já dirigiu diversos documentários e curtas-metragens desde 1995.

No seu currículo, destacaram-se os documentários "O manuscrito perdido" e "Milho" e a curta de ficção "Pastoral".

Na sexta-feira, José Barahona e o produtor português João Matos irão participar no "Seminário continente compartilhado: coproduções Brasil/Portugal".

João Matos, que nasceu em Lisboa, tem produzido filmes em Portugal, Brasil, Chile, França, Suíça, Japão e Itália e já esteve presente em inúmeros festivais, entre os quais o de Cannes e o de Berlim.

O festival, que decorre até 28 de setembro na capital brasileira, conta com 53 produções espalhadas por várias sessões especiais, entre os quais nove longas e 12 curtas-metragens na mostra competitiva.

Entre as várias mostras, haverá uma para os mais novos, o "Festivalzinho" e outra virada para "A política no mundo e o mundo da política", com documentários e trabalhos de ficção.

O evento abre com a exibição da curta "Improvável Encontro", de Lauro Escorel, e a longa "Cinema Novo", de Eryk Rocha, enquanto o encerramento marcará os 20 anos do filme "Baile Perfumado", dirigido por Paulo Caldas e Lírio Ferreira.

O festival, realizado pela Secretaria de Cultura do Distrito Federal, terá espaço também para vários debates, palestras e lançamentos.

Pela primeira vez, será atribuída a Medalha Paulo Emílio Salles Gomes, intelectual responsável pela criação do festival, para homenagear uma personalidade do cinema brasileiro.

Nesta primeira edição, a medalha será dada a Jean-Claude Bernardet, "considerado por muitos como o mais influente crítico de cinema do país, que agora se dedica ao ofício de ator", segundo a organização.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório