Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 14º MÁX 21º

Chapitô regressa ao festival de circo em França

A Escola Profissional de Artes e Ofícios do Espetáculo do Chapitô vai voltar a participar no CIRCA, um festival de circo que vai juntar companhias europeias, em Auch, no sul de França, de 21 a 29 de outubro.

Chapitô regressa ao festival de circo em França
Notícias ao Minuto

22:47 - 14/09/16 por Lusa

Cultura Espetáculo

Para a 29.ª edição deste festival, apresentado como uma vitrina da criação circense contemporânea, um grupo de alunos do Chapitô vai levar um espetáculo que está a preparar com a Escola de Circo Carampa, em Madrid.

A participação do Chapitô vai estar enquadrada na secção "Circle", que vai apresentar trabalhos da Federação Europeia das Escolas de Circo (FEDEC), uma organização que conta com 42 escolas de 24 países, incluindo a escola portuguesa de circo, que é sócia fundadora da federação.

Além dos espetáculos de circo, a programação do festival vai contar, ainda, com ateliês de iniciação às artes circenses, exposições de fotografia, projeção de filmes relacionados com o circo e encontros com os artistas.

Antes de participar no Circa, Teresa Ricou vai integrar o júri do European Youth Circus 2016, que vai decorrer em Wiesbaden, na Alemanha, de 13 a 16 de outubro, indo depois para Madrid, para finalizar o espetáculo que vai ser apresentado na cidade francesa.

"É importante ligar a França, a Alemanha e a Espanha. Acabo, por iniciativa minha, por fazer um bocado esta relação entre estes países da Europa, apesar de sermos um país mais periférico. É curioso ser uma mulher e ser Portugal a fazê-lo", disse à Lusa Teresa Ricou, diretora do Chapitô, sublinhando a importância de divulgar "o caráter social do Chapitô para pôr as artes ao serviço da inclusão social".

Teresa Ricou tem expectativas que o "périplo europeu" permita criar parcerias para o Chapitô-Rio, um projeto em Lisboa que visa disponibilizar uma formação a nível superior em artes circenses.

"Estamos sempre à procura de parceiros para reforçar a nossa vontade de desenvolver estas áreas. Quanto ao Chapitô-Rio, estamos à espera, vamos ver como se desenvolve esta viagem pela Europa e quem sabe surjam alguns parceiros para este projeto já lançado", explicou.

O Chapitô - Coletividade Recreativa de Santa Catarina - foi fundado em 1981 como associação cultural sem fins lucrativos, com atividades culturais, sociais e educativas, tendo depois sido criada, em 1991, a Escola Profissional de Artes e Ofícios do Espetáculo com dois cursos de nível equivalente ao 12.º ano, "Artes e Animação Circense" e "Ofícios do Espetáculo".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório