Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 26º

Cultura e Educação trabalham em projeto para articular bibliotecas

O ministro da Cultura, Luís Castro Mendes, disse hoje que está a trabalhar em conjunto com o Ministério da Educação, num projeto que visa a articulação entre bibliotecas escolares, públicas e municipais, para que atinjam a excelência.

Cultura e Educação trabalham em projeto para articular bibliotecas
Notícias ao Minuto

21:52 - 14/09/16 por Lusa

Cultura Iniciativa

"As bibliotecas escolares e públicas têm trabalhado bem em conjunto, graças às autarquias. Vamos agora tentar dar um passo em frente e pô-las a trabalhar em conjunto: bibliotecas públicas, municipais e escolares e, entre os dois ministérios [Cultura e Educação], dar-lhes mais meios, recursos e articulação entre elas, de maneira a que todas atinjam um grau de excelência", disse à agência Lusa Luís Castro Mendes.

O governante, que falava à margem de uma visita à escola básica e secundária de Alcains, no âmbito da abertura do ano letivo, realçou a importância que dá à rede de bibliotecas e o trabalho comum que os Ministérios da Educação e da Cultura querem fazer no domínio da leitura.

"Já existe o Plano Nacional de Leitura do Ministério da Educação. O Ministério [da Cultura] acredita que tem algo a dar à rede das bibliotecas públicas e pensa também que isso tem de se fazer em articulação com o Ministério da Educação", sustentou.

Luís Castro Mendes adiantou que o Plano Nacional de Leitura vai articular-se com o programa de apoio à leitura do ministério que tutela, com a rede de bibliotecas e com a Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas.

"Vamos trabalhar também com as autarquias, porque elas têm neste momento a responsabilidade principal pela rede de bibliotecas. Por enquanto, estamos a trabalhar numa articulação entre educação e cultura", sublinhou.

Sobre a abertura do novo ano letivo, o governante disse que este "arrancou muito bem", sem incidentes e sem problemas.

"Estamos a ver aqui mais um exemplo de um arranque feliz do ano escolar, e penso que as coisas se encaminham bem, estão a ser muito bem lançadas e dá-me alegria ver uma escola [Alcains] tão bem equipada e com os alunos felizes", concluiu.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório