Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 24º

Tabuaço orgulhoso por ter inspirado filme que compete em Los Angeles

Orgulho é o sentimento vivido no seio do grupo de teatro amador Teatraço, de Tabuaço, por, depois de "quatro anos de inferno", a sua história ter inspirado um filme selecionado para competir no Los Angeles Brazilian Film Festival.

Tabuaço orgulhoso por ter inspirado filme que compete em Los Angeles
Notícias ao Minuto

19:43 - 14/09/16 por Lusa

Cultura Teatro

'Tábuas com História' é o nome da longa-metragem de ficção inspirada em factos reais, realizada por Marcantonio del Carlo, que participa na categoria de cinema internacional, no festival que decorrerá entre sexta e terça-feira.

"É quase inacreditável. Temos um orgulho muito grande, porque o grupo de teatro existe há dez anos e passámos por uma fase muito complicada", entre 2009 e 2013, explicou à agência Lusa a presidente do Teatraço, Manuela Martins.

O filme, que começou por ser um documentário e acabou por ser transformado numa longa-metragem de ficção, narra a luta daquele grupo de teatro, contra um político que quer derrubar o antigo teatro da vila.

A fundadora do grupo explicou que Tabuaço é "um meio muito pequeno onde, além de toda a gente se conhecer, tudo depende um bocadinho do poder político".

"Depois de 20 anos de um executivo municipal, houve mudança e durante quatro anos o Teatraço viveu sem apoios nenhuns. Quatro anos de inferno que depois foram, ainda que de uma forma muito leve, refletidos num filme que agora está a ser reconhecido", frisou.

Manuela Martins lembrou que os elementos do grupo de teatro "se aguentaram firmes" e não viraram as costas, quando era mais fácil dizer "não me vou meter em política".

"Não dizemos 'ainda bem que passámos por aquela situação', mas dizemos 'ainda bem que houve alguém que reconheceu que não é fácil'", sublinhou.

Por isso, além de orgulho, a palavra coragem é outra que não se cansa de repetir.

"Coragem nossa, que sobrevivemos a isto, coragem do nosso encenador Beto Coville que tem sido incansável, e coragem das pessoas que realizaram o filme", afirmou.

Para a presidente do Teatraço, também o atual executivo municipal, eleito em 2013, demonstrou coragem, porque "apoia incondicionalmente o grupo de teatro, reconhecendo que este tipo de associações contribuem para o desenvolvimento cultural do território".

Ainda que tenha sempre presente a ambição de melhorar, para já o Teatraço não pensou em internacionalização: "Pensamos sempre primeiro a nível local".

Para manter o Teatraço em funcionamento, no último sábado de cada mês, um grupo de teatro desloca-se a Tabuaço para apresentar um espetáculo.

"Fazemos bilheteira e é com o resultado dessa bilheteira que mantemos o grupo. Para termos bilheteira temos de ter público e o público dá-nos esse apoio e tem muito orgulho em nós", realçou.

'Tábuas com História' é a primeira longa-metragem escrita e realizada pelo ator Marcantonio Del Carlo, e foi filmada no Porto, em Tabuaço e noutras zonas do Douro Vinhateiro.

O guião, realização e produção são de Marcantonio del Carlo, a direção de fotografia e produção de Miguel Mendes de Carvalho e a edição de Tiago Guedes.

No elenco estão Marta Nunes, Beto Coville e os atores do Teatraço Bruno Silva, Diaquino Soares, Filomena Resende, Liliana Cardoso, Manuela Martins, Rui Araújo, Cláudia Martins, Maria José Carvalho, Carolina Silva, Mariana Silva, Leandro Gonçalves, Marlene Rodrigues e Paula Baltazar.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório