Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Teatro, música e dança na nova temporada do teatro São Luiz

Espetáculos de teatro e de dança concebidos em parcerias, música dos dois lados do Atlântico e uma 'performance' do realizador tailandês Apichatpong Weeresethakul marcam a nova temporada do Teatro Municipal São Luiz, em Lisboa.

Teatro, música e dança na nova temporada do teatro São Luiz
Notícias ao Minuto

13:31 - 14/09/16 por Lusa

Cultura Weeresethakul

"Este início de temporada revela uma parte substancial do trabalho que temos vindo a desenvolver com as companhias nacionais e estrangeiras, num esforço conjunto com parceiros de sempre", afirma a diretora artística, Aida Tavares, no texto de apresentação.

A temporada abre na quinta-feira, com duas peças de teatro: 'Zululuzu', do Teatro Praga, num regresso àquele teatro com uma coprodução entre Portugal, França e Turquia, e 'A mordaça', texto de Éric-Emmanuel Schmitt, encenado por João Grosso, para interpretação de Custódia Gallego.

Até ao final do ano, no domínio do teatro, o São Luiz acolherá, em outubro, "O que é que o pai não te contou da guerra?", texto impregnado pela memória da Guerra Colonial, encenado por Rogério de Carvalho, e "No dia em que os cães se revoltaram", com encenação de Mark Levitas, em parceria com o Festival de Teatro de Istambul.

Em novembro haverá teatro iraniano, com a peça 'Cada dia um pouco mais', a partir da história de três mulheres iranianas e com dramaturgia da encenadora Afsareh Mahian.

Em dezembro, Joana Craveiro e o Teatro do Vestido farão uma "exposição performática" intitulada 'Quando o museu vivo se torna físico', a partir do acervo que aquela autora reuniu para a peça "Um museu vivo de memórias pequenas e esquecidas", sobre o Estado Novo, a revolução de Abril de 1974 e o Processo Revolucionário Em Curso (PREC).

Em outubro, no âmbito do festival Temps d'Images, o São Luiz acolherá uma "performance projeção" do premiado realizador tailandês Apichatpong Weeresethakul, intitulada 'Fever Room' e, aproveitando a presença do cineasta, recuperará alguns dos filmes dele, como 'Cemitério do esplendor' e 'O tio Boonmee que se lembra das suas vidas anteriores'.

Na dança, destaque para a celebração dos vinte anos da companhia de Paulo Ribeiro, com a apresentação, em outubro, do espectáculo 'A festa significância', e a apresentação do livro 'Uma coisa concreta - Companhia Paulo Ribeiro, 20 anos de histórias'.

As propostas de música incluem o regresso a Portugal de dois nomes da música brasileira: Moreno Veloso, a 10 de outubro, e Arnaldo Antunes, a 12 de novembro.

Vitorino celebrará em novembro quarenta anos de carreira, o músico noiserv apresentará ao vivo um novo álbum e o fadista Ricardo Ribeiro volta a atuar com Rabih Abou-Khalil, acompanhados da Orquestra Metropolitana de Lisboa.

Este será um dos espectáculo que o São Luiz acolhe em novembro, para assinalar os cincos anos da declaração do fado como Património Imaterial da Humanidade, pela UNESCO.

A 27 de novembro, apresentar-se-á, na sala principal, o fadista Carlos do Carmo.

O projeto educativo do São Luiz para os mais novos incluirá, por exemplo, em outubro, o espectáculo de música 'Barlavento', de Carla Galvão, Fernando Mota e Rui Rebelo, e, em novembro, 'Do bosque para o mundo', nova criação de Miguel Fragata e Inês Barahona.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório