Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Matosinhos espera "milhares de pessoas" em 'Arte fora do Sítio'

A 11.ª edição do festival 'Arte Fora do Sítio' chega no próximo fim de semana ao jardim Basílio Teles, em Matosinhos, onde a autarquia espera receber "milhares de pessoas", para celebrar a arte e conhecer novos talentos locais.

Matosinhos espera "milhares de pessoas"  em 'Arte fora do Sítio'
Notícias ao Minuto

11:30 - 14/09/16 por Lusa

Cultura Porto

"O 'Arte Fora do Sítio' tem, na sua génese, o objetivo de 'dar palco' aos jovens pertencentes às associações locais, permitindo, assim, divulgar o trabalho realizado ao longo do ano", contou à Lusa a vereadora Lurdes Queirós, segundo a qual têm surgido, no festival, "talentos promissores que se impõem depois no panorama nacional, especialmente nas áreas da música e da dança".

Este ano, o programa foi pensado de forma a dar resposta aos diversos interesses dos jovens -- abrangendo "áreas até agora pouco exploradas" como é o caso do 'breakdance', das artes circenses e mesmo do 'graffiti' -- pelo que a autarquia espera uma maior afluência de público.

"Durante todo o fim de semana, aguardamos a presença de milhares de pessoas no Jardim Basílio Teles, tendo como ponto alto o concerto da banda Souls of Fire", acrescentou a autarca.

Na sua 11.ª edição, o festival 'Arte Fora do Sítio' volta a trazer para a rua o resultado do trabalho artístico dinamizado pelas associações locais com os jovens do concelho de Matosinhos, havendo ainda lugar para vários momentos de animação protagonizados por mimos, equilibristas, ginastas e malabaristas.

Para sábado, está também prevista uma feira de usados 'Bye Bye Closet', uma 'battle' de Breakdance e, pelas 18:30, o concerto de Denise e Souls of Fire.

No domingo, o destaque da programação vai para a segunda edição do abraço solidário coletivo que, desta vez, pretende envolver a comunidade no apoio à inclusão do cidadão com deficiência mental, contando para isso com a presença do Associação Lavrense de Apoio ao Diminuído Intelectual (ALADI) e da Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (APPACDM).

"A inclusão de dois concertos com músicos de renome junto dos jovens, bem como a contratação de um 'speaker' mediático [Fernando Alvim] acrescentarão também, esperamos, uma nova dinâmica ao evento", disse.

O 'Arte Fora do Sítio' nasceu do trabalho desenvolvido pela Divisão da Juventude da Câmara Municipal de Matosinhos e pelo Conselho Consultivo da Juventude, que integra diversas gerações de artistas.

Com apresentação de Fernando Alvim, o festival irá decorrer entre as 14:00 e 20:00 de sábado e as 14:00 e as 18:00 de domingo.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório