Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 18º

EUA: Miguel Vieira estreou-se na semana da moda em Nova Iorque

Depois de uma espera de anos, o criador Miguel Vieira estreou-se hoje na semana de moda de Nova Iorque com uma coleção de verão inspirada no filme 'África Minha', onde predomina o tradicional preto e branco e o dourado.

EUA: Miguel Vieira estreou-se na semana da moda em Nova Iorque
Notícias ao Minuto

06:17 - 14/09/16 por Lusa

Cultura Designer

O ditado popular diz que "quem espera, sempre alcança" e hoje foi a vez de Miguel Vieira finalmente pisar a 'passerelle' do New York Fashion Week, uma estreia que marcou o regresso do Portugal Fashion ao evento de moda americano depois de 15 anos de interregno.

"A minha presença em Nova Iorque era uma presença da qual eu estava à espera há bastantes anos, é algo que eu já sonho há muitos anos e acho que neste momento chegou o momento certo de apresentar a coleção aqui nos Estados Unidos", disse à agência Lusa Miguel Vieira antes do desfile que decorreu no Pier 59 Studios.

O criador confessou estar muito feliz com a presença em Nova Iorque e, apesar de se confessar "demasiadamente nervoso" - o que habitualmente diz não acontecer antes dos desfiles -, foi perentório: "estou a ser muito bem tratado em Nova Iorque, Vai correr muito bem, tanto para mim, como para Portugal".

Segundo Miguel Vieira, a inspiração desta coleção tem a ver com o filme o "África Minha", obra cinematográfica com "atores e atrizes maravilhosos, que vestem de forma bastante elegante", especialmente durante a noite.

"Tem a ver com o pôr-de-sol, tem a ver com os dourados, com o preto e branco Miguel Vieira tradicional e tem a ver sobretudo com várias formas geométricas e de prints de animal, tanto pequenos como bastantes grandes nas próprias peças", descreveu.

Com linhas essencialmente direitas, Miguel Vieira apostou em peças de mulher com elementos para suavizar a silhueta, com um toque romântico e por vezes leve.

"Em parte safari, em parte tribal, minimalista, é impossível fugir às experiências sensoriais que África nos transmite, transportadas para um cenário metropolitano", pode ler-se no descritivo da coleção.

O criador trouxe à semana de moda nova-iorquina apenas parte da sua coleção para a próxima Primavera/Verão, apostando mais nos coordenados femininos, com alguns apontamentos daquilo que criou para homem na próxima estação quente.

"A partir de agora, farei a New York Fashion Week mulher, com apontamentos de homem, e farei Milão Fashion Week homem, com apontamentos de mulher", revelou à Lusa.

Segundo o designer, vários agentes nos Estados Unidos, nomeadamente da coleção Miguel Vieira Junior, pediam-lhe para que apresentasse a coleção em Nova Iorque.

"Seria uma maneira, nomeadamente através de jornalistas presentes, de poderem difundir a marca de uma forma não tão dispendiosa", explicou.

Miguel Vieira encerrou a participação do Portugal Fashion na semana de moda de Nova Iorque, depois de segunda-feira Katty Xiomara ter sido a primeira a trazer as propostas nacionais a território americano.

Antes da edição nacional, o roteiro além-fronteiras do Portugal Fashion ainda passa por Londres, Milão e Paris.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório