Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Primeira obra de norte-americana entre finalistas do Man Booker Prize

Um thriller psicológico passado nas ilhas escocesas e a primeira obra de uma escritora norte-americana estão na lista final de seis candidatos ao prestigiado Man Booker Prize deste ano, anunciou hoje a organização.

Primeira obra de norte-americana entre finalistas do Man Booker Prize
Notícias ao Minuto

13:28 - 13/09/16 por Lusa

Cultura Livros

Otessa Moshfegh, uma escritora com 35 anos, foi escolhida com a sua primeira obra, “Eileen”, um retrato de uma “jovem perturbada” encurralada entre os cuidados do pai alcoólico e o emprego numa prisão para jovens adolescentes.

O Nobel da literatura J.M. Coetzee ficou desta vez fora da lista final para o mais prestigiado prémio de literatura em língua inglesa, que apenas inclui uma repetente nestas nomeações, a escritora sul-africana Deborah Levy, com “Hot Milk”, a história de uma relação intensa entre uma mãe e sua filha, pretexto para um olhar sobre “a sexualidade e a raiva feminina”, de acordo com o júri.

Outro dos incluídos na lista final foi o escritor escocês Graeme Macrae Burnet, que assina “His Bloody Project”, um thriller que “desenha um quadro realista doloroso sobre a pobreza entre a pequena comunidade de Culduie nas Ilhas Escocesas”.

David Szalay, com “All That Man is”, um retrato da masculinidade, Madeleine Thien, com “Do Not Say We Are Nothing”, um olhar sobre a música clássica na China revolucionária, e Paul Beatty com “The Sellout”, uma sátira sobre a vida urbana nos Estados Unidos, são os restantes três finalistas.

O vencedor será anunciado no próximo dia 25 de outubro.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório